Pedagogia,
Para Piaget e Kohlberg, embora seja rara, a autonomia moral - definida como não necessidade de referência a figuras ou instâncias de autoridade - é uma realidade do universo moral. Quanto ao universalismo moral psicológico, ele também é afirmado pelos dois autores, para quem o desenvolvimento moral segue um rumo identifi cável: o de conceber a moral como organizada em função do ideal de justiça (inspirado pela eqüidade) e da reciprocidade universal. Tal tese, não claramente expressa por Piaget, é defendida em alto e bom som por seu seguidor, Kohlberg. Para ambos, se é verdade que, em fase de heteronomia, o sujeito esposa qualquer sistema moral, contanto que defendido por instâncias de autoridade, é também verdade que, superada a dependência heteronômica, em fase de autonomia moral, portanto, certos ideais morais se impõem, e não outros. E tal imposição deriva de processos sociais de cooperação e de processos psíquicos individuais de auto-regulação. Fonte: La Taille, Y. “DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA MORAL”, Psicologia USP, 2007, 18(1), 11-36.

Com base no contexto apresentado, analise as sentenças a seguir.

I– A justiça imanente envolve o fato de a criança, diante de uma infração à regra aceitar e considerar justo uma sanção.

II– Na justiça retributiva Piaget identificou dois tipos de sanções: expiatória e por contratos.

III– As sanções expiatórias apresentam como característica a arbitrariedade entre a sanção e o conteúdo do delito. Para que você entenda melhor, pensemos na situação de uma criança que mentiu e os pais tiraram a televisão ou, no contexto escolar, um professor que deixa a criança sem recreio por não ter obedecido a uma regra.

IV– As sanções por reciprocidade envolvem uma evolução quantitativa da justiça restaurativa. Este tipo de sanção não é fundamental para que a criança supere a heteronomia e alcance a autonomia moral, devendo ser desconsideradas da educação das crianças.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

Selecione uma alternativa:
a)
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

b)
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

c)
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

d)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

e)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

2 Respostas

Resposta de: ,

resposta: correta letra E

Explicação:

e)Apenas as afirmativas I e III estão corretas

Resposta de: ,

A resposta correta é:

a.

Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

I– A justiça imanente envolve o fato de a criança, diante de uma infração à regra aceitar e considerar justo uma sanção.

III– As sanções expiatórias apresentam como característica a arbitrariedade entre a sanção e o conteúdo do delito. Para que você entenda melhor, pensemos na situação de uma criança que mentiu e os pais tiraram a televisão ou, no contexto escolar, um professor que deixa a criança sem recreio por não ter obedecido a uma regra.

Resposta de: ,

b.

Apenas as afirmativas I e III estão corretas. Correto

Explicação:

Resposta de: ,

isso e muito grande seloko

Resposta de: ,

RESPOSTA CERTA: Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Resposta de: ,

resposta:

CORRETO: APENAS AS AFIRMATIVAS I e III

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA.

Resposta de: ,
As asserções i e ii são proposições verdadeiras, e a ii é uma justificativa da i.
Resposta de: ,

resposta:

a pesquisa apresenta a análise de uma investigação didática, nas séries iniciais do ensino fundamental, que identifica a essência das ações e operações na atividade de ensino. o objetivo da pesquisa é in- vestigar os diferentes tipos de  mediação simbólica  na atividade pedagógica.