Sobre o planejamento no ciclo de alfabetização NÃO é correto afirmar que Grupo de escolhas da pergunta para o planejamento das salas de aula de alfabetização é importante conhecer bem o que sabem as crianças para que sejam realizados remanejamentos adequados pelos professores alfabetizadores, no intuito de organizar salas homogêneas, pois quando as crianças estão em um mesmo nível, o trabalho de alfabetização fica mais fácil de ser desenvolvido. em um trabalho bem planejado em alfabetização, a criança não apenas lerá e escreverá no sentido estrito. Quando se trabalha com a criança, deve-se considerar sua inteireza, pois essa é um sujeito histórico, social, cultural, brinca, sonha, se relaciona, tem amigos, vive, sendo um ser social, a criança ocupa um lugar no mundo e age sobre esse. o planejamento da alfabetização deve ir além da leitura e da escrita porque alfabetização é muito mais do que a ideia de decodificação, a linguagem escrita é um sistema de notação dos sons da fala, mas compreender isso é apenas um dos conteúdos importantes, porque alfabetização é uma leitura de mundo e trabalhar na perspectiva do letramento é privilegiar uma leitura de mundo mais abrangente. para o planejamento das salas de aula de alfabetização é muito importante conhecer os objetivos de ensino de cada fase, de cada ano do ciclo de alfabetização, saber o que as crianças precisam aprender e saber como a criança aprende, para que avancem em novas etapas e desafios. é importante considerar no planejamento de alfabetização, que a perspectiva de ensino da língua deve ser a do letramento, buscando a realização de atividades que considerem os usos sociais da linguagem escrita, dentro e fora da escola.