Uma metodologia não é a aplicação de um método único, mas um sistema de métodos e elementos de métodos que, combinados, possibilitam mais de uma visão sobre o desenvolvimento do estudante ao longo do período avaliado. Isso é importante para: Avaliar a progressão.
Avaliar a comunicação.
Evitar notas baixas.
Evitar o viés na avaliação.
2.
O cérebro humano divide as informações entre aquilo que será utilizado apenas uma vez, algumas poucas vezes ou de maneira recorrente, alocando essas informações na memória de curto ou longo prazo. Para que um processo se fixe na memória do estudante, é necessário que ocorra um certo número de repetições. Assinale a alternativa que apresenta a tarefa que demanda, além de várias repetições, a necessidade de habilidade motora fina e reconhecimento de signos:

Reconhecer as horas.
Aprender caligrafia.
Ouvir histórias.
Assistir televisão.
3.
Existem testes padronizados que são utilizados no Brasil a fim de avaliar a qualidade do ensino que é ofertada na rede pública para verificar se as metas foram atingidas. Qual dos testes abaixo monitora a alfabetização e as habilidades fundamentais em matemática em alunos do segundo ano do ensino fundamental matriculados na rede pública?

Provinha Brasil.
Aprova Brasil.
Simulado Brasil.
Reprova Brasil.
4.
Existem vários modelos de estilos de aprendizagem, inclusive um modelo elaborado pelo psicólogo Howard Gardner que divide a inteligência em sete tipos. Assinale a alternativa que as contem:

Visual, Hipotético-dedutiva, Construtivista, Sinérgica, Visual, Auditiva e Lógico-matemática.
Cinestésica, Visual, Musical, Linguística, Lógico-matemática, Interpessoal e Intrapessoal.
Lógico-matemática, Funcional, Interpessoal, Intrapessoal, Visual, Conceitual e Normal.
Musical, Auditiva, Relativa, Visual, Linguística, Emocional e Funcional.
5.
A história da educação formal se confunde com a história da avaliação de aprendizagem, por isso, é importante conhecer as primeiras instituições de ensino formal no Brasil. Que ordem religiosa foi responsável pela instituição das primeiras escolas no Brasil?

Ordem dos Frades Menores (Franciscanos).
Companhia de Jesus (Jesuítas).
Ordem de São Bento (Beneditinos).
Comunidades Lassalistas (La Salle).
6.
O Mobral foi um movimento brasileiro de alfabetização que visava erradicar o analfabetismo no Brasil. Esse movimento fez parte do processo de construção da educação brasileira e, por isso, merece destaque por alguns aspectos relevantes. Quais são esses aspectos?

Foco no alfabetismo, atando de forma centralizada, fazendo uso de rádio e jornal e professores contratados para esse fim.
Foco no alfabetismo funcional, descentralização, uso de rádio e TV e colaboração de diversas frentes, inclusive voluntários.
Foco na leitura e escrita, além de cálculos básicos, utilizava material do dia a dia como elementos didáticos, não haviam voluntários.
Foco no progresso global do estudante, em diferentes áreas: português, leitura e escrita, matemática e artes.
7.
A neuroeducação é um ramo interdisciplinar oriundo da contribuição de diversas áreas focadas no estudo e compreensão do cérebro e como seu funcionamento influencia o ensino e a aprendizagem. Sabendo que existem várias áreas que compõem esse ramo do conhecimento, assinale a alternativa que contém algumas das áreas que são importantes nesse ramo:

Tecnologia da educação, filosofia analítica e antropologia social.
Psicologia cognitiva, behaviorismo radical e filosofia medieval.
Ética, neurociência cognitiva comportamental e psicologia comportamental.
Neurociência cognitiva, psicologia educacional e tecnologia da educação.
8.
O desenvolvimento humano estabelece as fases da vida em que os seres humanos desenvolvem cada habilidade, como o raciocínio lógico ou científico. Existem diversas classificações de desenvolvimento humano e, na segunda aula, observamos as etapas segundo Piaget. Assinale a alternativa que contém essas etapas:

Sensório-motora (0-2 anos), pré-operacional (2 aos 7 anos), operacional concreto (7 aos 11 anos) e operacional formal (após 11 anos).
Sensório-motora (0-3 anos), pré-operacional (3 aos 7 anos), operacional concreto (7 aos 15 anos) e operacional formal (após 15 anos).
Sensório-motora (após 11 anos), pré-operacional (7 aos 11 anos anos), operacional concreto (3 aos 7 anos) e operacional formal (0 - 2 anos).
Sensório-motora (0-1 anos), pré-operacional (1 aos 3 anos), operacional concreto (3 aos 5 anos) e operacional formal (após 5 anos).
9.
Com as possibilidades de desenvolver-se frente a diferentes estímulos, cada indivíduo apresenta uma estrutura neuronal diferente, o que acarreta uma forma diferente (única) de aprender, assim como de demonstrar o conhecimento adquirido. Por isso, diferentes indivíduos reagem de maneira diferente a um mesmo estímulo. Qual o nome desse princípio?

Princípio da individualidade.
Princípio da reação.
Princípio da plasticidade.
Princípio da reatividade.