1. O edema é uma alteração circulatória comum em diversas p

Resposta para a questão: 1. O edema é uma alteração circulatória comum em diversas patologias. Ele é caracterizado pelo acúmulo de líquido no tecido intercelular (intersticial), nos espaços ou nas cavidades do corpo. Sabendo disso, assinale a alternativa com os principais mecanismos que levam a essa patologia.

Pergunta:

1. O edema é uma alteração circulatória comum em diversas patologias. Ele é caracterizado pelo acúmulo de líquido no tecido intercelular (intersticial), nos espaços ou nas cavidades do corpo. Sabendo disso, assinale a alternativa com os principais mecanismos que levam a essa patologia.

Respostas


O edema é caracterizado pelo acúmulo de líquido no tecido intercelular, sendo causado por uma combinação de fatores. A alternativa correta é a opção E, que envolve aumento da pressão hidrostática vascular, redução da pressão oncótica do plasma, aumento da permeabilidade vascular e bloqueio da circulação linfática.

Os principais mecanismos que levam ao edema incluem:

  • Aumento da pressão hidrostática vascular: Pressão exercida pelo sangue nos vasos sanguíneos.
  • Redução da pressão oncótica do plasma: Diminuição da pressão osmótica causada por proteínas plasmáticas.
  • Aumento da permeabilidade vascular: Maior facilidade de passagem de líquidos pelos vasos.
  • Bloqueio da circulação linfática: Impedimento do sistema linfático em drenar o excesso de líquido.

Esses fatores, quando combinados, contribuem para o acúmulo de líquido nos espaços intercelulares, culminando no desenvolvimento do edema.

#SPJ1

A pergunta completa é a seguinte:

O edema é uma alteração circulatória comum em diversas patologias. Ele é caracterizado pelo acúmulo de líquido no tecido intercelular (intersticial), nos espaços ou nas cavidades do corpo. Sabendo disso, assinale a alternativa com os principais mecanismos que levam a essa patologia.

A. redução da pressão hidrostática vascular; aumento da pressão oncótica do plasma; aumento da permeabilidade vascular e vasodilatação da circulação linfática

B. aumento da pressão hidrostática arterial; aumento da pressão oncótica do plasma; aumento da permeabilidade vascular e bloqueio da circulação linfática.

C. Nenhuma das alternativas

D. redução de pressão hidrostática vascular; redução da pressão oncótica do plasma; redução da permeabilidade vascular e aumento da circulação linfática.

E. aumento da pressão hidrostática vascular; redução da pressão oncótica do plasma; aumento da permeabilidade vascular e bloqueio da circulação linfática.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

O que o cachorro sente quando fica sozinho?

Um cachorro, deixado sozinho em casa, pode latir alto, uivar e destruir tudo ao seu redor. Por isso ele tenta sobreviver à solidão e atrair a atenção de uma pessoa, ao mesmo tempo que se sente muito estressado.

Como saber se minha cirurgia está inflamada por dentro?

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

Por que Brasil come arroz?

Os brasileiros têm origem multicultural e a alimentação das populações originárias recebeu rica influência dos que aqui chegaram a partir do período colonial. A popularização do arroz no Brasil ocorreu no século 18. O arroz, já era usado na África, veio como um dos principais alimentos usados nos navios negreiros.

Quem faz o meme Freeza pq vc matou o Kuririn?

O áudio usado na encenação foi criado pelo influenciador digital Júnior Caldeirão, de 20 anos, natural de Feira de Santana, na Bahia. Ele deu o próprio toque ao interpretar o que seriam falas dos personagens na cena.

O que Martinho Lutero traduziu?

Seu gabinete no castelo Wartburg é conhecido hoje como “Sala de Lutero”. Lá, ele traduziu o Novo Testamento do grego antigo para o antigo alto alemão, usando traduções latinas como auxílio – por exemplo, a do famoso humanista Erasmus von Rotterdam. Lutero levou 11 semanas para concluir o Novo Testamento.