Pergunta:
A inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ambiente educacional convencional representa um dos maiores desafios no âmbito da educação inclusiva. Esses indivíduos podem enfrentar dificuldades significativas para compreender conceitos abstratos, assim como para realizar atividades cotidianas de autocuidado. Ademais, pode haver uma variabilidade considerável na maneira como essas dificuldades são manifestadas e compreendidas, com diferentes campos teóricos – Medicina, Psicologia e Psicanálise – oferecendo perspectivas distintas sobre a deficiência intelectual. Diante desse cenário, é imperativo que os educadores desenvolvam estratégias pedagógicas que estejam em sintonia com as necessidades e potencialidades únicas de cada aluno, promovendo assim, uma educação mais justa e de alta qualidade. Considerando o que está apontado acima, assinale a alternativa que melhor descreve a abordagem correta para ensinar alunos com deficiência intelectual. A-Desenvolver um plano de ensino individualizado que considere as potencialidades e especificidades de cada aluno. B-Focar em metodologias que estimulem o desenvolvimento de habilidades acadêmicas básicas, como escrita e leitura. C-Estabelecer metas acadêmicas altas, visando estimular uma sensação de conquista precoce nos alunos com deficiência intelectual. D-Implementar avaliações que examinem a retenção de informações, com a finalidade de avaliar a função cognitiva do estudante. E-Adotar uma abordagem centrada no diagnóstico médico para compreender e atender às necessidades dos alunos com deficiência intelectual.
A) é a alternativa correta pois essa abordagem reconhece a variabilidade das necessidades e potencialidades desses alunos, e busca atender às suas necessidades específicas, de forma a promover seu desenvolvimento e aprendizagem.
letra: A
Explicação:
De acordo com o texto os professores devem abordar e acompanhar o aluno de acordo com as suas necessidades e características