Pergunta:
As frases ou períodos do desenvolvimento cognitivo segundo piaget,caracterizam estágios das estruturas cognitivas, relacionadas à afetividade e socialização da criança, qual a idade não condiz ao estágio
A concepção dos estágios da inteligência formal, geralmente atribuída às idades de 7-8 a 11-12 anos, não se alinha precisamente com o modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo. Alternativa D.
De acordo com a teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, os estágios fundamentais compreendem o sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.
Enquanto Piaget delineou o alcance da cognição humana em estágios específicos, a designação convencional da inteligência formal nessa faixa etária sugere uma sobreposição ou antecipação de habilidades cognitivas.
Essa aparente discrepância destaca a necessidade de uma avaliação crítica e ajuste conceitual, incorporando as nuances da cognição infantil para uma compreensão mais precisa e contextualizada do desenvolvimento intelectual.
#SPJ1
A pergunta completa é a seguinte:
As fases ou períodos do desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, caracterizam estágios das estruturas cognitivas, relacionados à afetividade e socialização da criança. Assinale a alternativa em que a idade NÃO condiz ao estágio:
- a. estágio da inteligência simbólica ou pré-operatória (2 a 7-8 anos);
- b. estágio da inteligência formal (a partir, aproximadamente, dos 12 anos);
- c. estágio da inteligência sensório-motora (de 0 a aproximadamente 2 anos);
- d. estágio da inteligência formal (7-8 a 11-12 anos);
- e. estágio da inteligência operatória concreta (7-8 a 11-12 anos).