Pergunta:
Assoreamento dificulta navegação no Rio São Francisco “O assoreamento do Rio São Francisco está atrapalhando a navegação. Em alguns pontos os bancos de areia são facilmente encontrados, em especial na divisa entre as cidades de Petrolina, no Sertão pernambucano, e Juazeiro, na Bahia. Atualmente, até os condutores das barquinhas, estão com medo de navegar com o rio tão seco. De acordo com a Marinha do Brasil, a navegação no rio não foi proibida, do ponto de vista da segurança, mas deve ser feita com muita cautela. É o que explica o capitão-tenente Cláudio Luiz da Conceição. “Abaixo da Barragem de Sobradinho existem alguns trechos críticos. E a gente recomenda que aqueles que navegam, principalmente com embarcações de grande porte, dobrem a atenção”, alerta. ” (Retirado de G1. Globo) As proposições a seguir listam as causas do processo de assoreamento do Rio São Francisco, exceto:Leitura Avançada (1 Ponto) erosão glacial o desmatamento erosão do soslo construção de barragens retirada da mata ciliar.
A proposição erosão glacial é a única que não está listada como causa do assoreamento do Rio São Francisco. As proposições desmatamento, erosão do solo, construção de barragens e retirada da mata ciliar são causas conhecidas do assoreamento do Rio São Francisco.
- O desmatamento e a erosão do solo contribuem para o aumento da quantidade de sedimentos que chegam ao rio.
- A construção de barragens reduz a velocidade da água, o que facilita a deposição de sedimentos no leito do rio.
- A retirada da mata ciliar contribui para o aumento da erosão do solo e, consequentemente, para o aumento da quantidade de sedimentos que chegam ao rio.
Erosão Glacial
É um processo que ocorre em regiões de clima frio, onde a água congela e derrete periodicamente. Esse processo pode causar a formação de ravinas e vales profundos, que podem transportar grandes quantidades de sedimentos.
No entanto, o Rio São Francisco não passa por uma região de clima frio, portanto, a erosão glacial não é uma causa significativa do assoreamento desse rio.
- O Rio São Francisco não passa por uma região de clima frio, portanto, a erosão glacial não é uma causa significativa do assoreamento desse rio.
- As proposições desmatamento, erosão do solo, construção de barragens e retirada da mata ciliar são causas conhecidas do assoreamento do Rio São Francisco.
- A erosão glacial pode causar a formação de ravinas e vales profundos, que podem transportar grandes quantidades de sedimentos.
A erosão glacial é uma causa do assoreamento de alguns rios, mas não do Rio São Francisco. As causas mais significativas do assoreamento do Rio São Francisco são o desmatamento, a erosão do solo, a construção de barragens e a retirada da mata ciliar.
#SPJ4