Como calcular a iluminação por metro quadrado?

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Como fazer o cálculo luminotécnico?

Se a distância “d” entre a fonte de luz e o objeto a ser iluminado for no mínimo 5 vezes maior do que as dimensões físicas da fonte de luz, pode-se calcular a iluminância pelo método de iluminância pontual, aplicando-se a fórmula: Onde: I = Intensidade luminosa (cd) lançada verticalmente sobre o ponto considerado.

Como calcular LED por metro?

Seguindo o exemplo do banheiro de 16 m²: utilize a informação presente na tabela (150 lx) e multiplique pelo tamanho do cômodo.

  1. 16 (m²) x 150 (lx) = 2400.
  2. 2400 (lx) ÷ 450 (lm)= 5,33.
  3. 80 (W) x 8 (horas) x 30 (dias) = 19.200.

Quantos metros quadrados um refletor LED 100W ilumina?

O refletor LED 100W é ideal para campos de futebol, jardins, fachadas e condomínios e também pode ficar exposto na rua, já que tem proteção IP66. Seu ângulo de abertura é de 120°, tem uma vida útil de 30 mil horas e é bivolt. Sua luminosidade é de aproximadamente 9 mil lumens e chega a 8 metros.

Como fazer cálculo de lâmpadas?

A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.

O que diz a NBR 5410 sobre iluminação?

De acordo com NBR 5410, com relação às instalações elétricas de baixa tensão, é recomendável separar os circuitos de iluminação e de força em todos os tipos de edificações e aplicações.

Quanto ilumina LED 24W?

Sua luz amarela é indicada para ambientes de descanso, como salas e quartos, mas você pode utilizá-la onde sua imaginação permitir! Ela ilumina 1680 lumens com apenas 24W de consumo, sendo ideal para locais de até 16m² .

Quantos kWh por m2?

A radiação geralmente é dada em kWh/m2/dia ou HSP/dia (Horas de Sol Pico por dia), que não quer dizer o número de horas de sol em um dia, mas sim o equivalente a uma hora padrão de 1.000W/m2. No Brasil, a radiação fica entre 4 kWh/m2/dia no Sul e 6,5 kWh/m2/dia no interior do Nordeste.

Quantos watts para cada ambiente?

Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.

Qual o melhor método de cálculo de iluminação?

O método dos lúmens geralmente é o mais utilizado, pois considera a quantidade total de fluxo luminoso necessária para determinado ambiente, baseada no tipo de atividade desenvolvida, nas refletâncias das superfícies (teto, paredes e piso) e nos tipos de equipamentos (luminárias, lâmpadas e equipamentos) escolhidos.

Como especificar iluminação?

A tarefa de especificar luminárias deve garantir uma iluminação ideal e de qualidade, e para isso é necessário ponderar:

  1. As necessidades humanas. – Desempenho visual; – Conforto visual; …
  2. As necessidades do Ambiente / Arquitetura. – Forma e composição; …
  3. Os custos. – Instalação;

Quantos lúmens para cada ambiente?

Para saber é fácil, basta fazer um cálculo simples: para cada metro quadrado, são necessários 100 lúmens. Por exemplo, um quarto com 12 m², para ter iluminação adequada, precisa de uma lâmpada de 1200 lúmens ou duas de 600 lúmens.

Quanto ilumina um plafon LED de 18W?

Sua luz amarela é indicada para ambientes de descanso e relaxamento, como salas e quartos, mas você pode utilizá-la onde sua imaginação permitir! Ela ilumina 1300 lumens com apenas 18W de consumo, sendo ideal para locais de até 12m² .

Quanto ilumina um plafon LED de 12W?

Ela ilumina 850 lumens com apenas 12W de consumo, sendo ideal para locais de até 8m² ou para corrigir pontos de sombra.

Como escolher quantidade de lúmens?

O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia. Se essa informação não estiver disponível no produto é fácil obtê-la dividindo o número de lúmens pelo número de watts. O resultado será o rendimento luminoso.

Quantos metros quadrados um refletor de LED de 200W ilumina?

O refletor 200W, um dos modelos mais potentes, consegue iluminar uma área de até 16 metros. Sendo muito utilizado em fachadas, estacionamentos, condomínios e piscinas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Como remover CPF do Caixa Tem do celular?

Para desvincular seu número de celular da conta Caixa Tem, o titular deverá ir presencialmente até uma agência da Caixa, portando seu documento de identificação e solicitar a exclusão ou troca do número.

O que é em grau de recurso tramitação prioritária?

A tramitação prioritária é o meio utilizado a fim de garantir uma maior celeridade ao processo, principalmente nas demandas que envolvem idosos, pessoas que possuam doenças graves e portadores de deficiência, conforme previsão no Código de Processo Civil (art.

Quem faz Psicopedagogia pode fazer pós em psicologia?

Quem é profissional da Psicologia, Pedagogia e outras áreas da educação pode fazer essa pós para aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos com a pós em Psicologia Escolar. Essa especialização é ideal para que educadores sejam capazes de identificar e solucionar dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Qual é a melhor idade para ganhar massa muscular?

A força muscular máxima é alcançada por volta dos 30 anos e mantém-se mais ou menos estável até a quinta década de vida, quando o declínio se inicia. Entre os 50 e 70 anos, existe uma perda de aproximadamente 15% da força muscular por década e, após os 70, a redução da força muscular passa a ser de 30% em cada 10 anos.