A economia asteca era baseada principalmente na agricultura, com destaque para o cultivo de milho, feijão e abóbora. Eles também construíram um sistema de canais de irrigação e terraços agrícolas para permitir a agricultura em terras elevadas.

Como era a organização econômica e social dos povos astecas?

Baseada em uma forte tradição militarista, os astecas possuíam uma organização social vinculada pela posição política e econômica reservada a cada um dos seus membros. O Estado asteca era chefiado por um imperador que contava com o apoio de funcionários na administração das terras e construções do império.

Qual era a cultura do povo asteca?

A religião asteca assumia um caráter politeísta, onde animais e elementos da natureza eram predominantes. Muitos dos deuses eram animas que representavam algum elemento da natureza. O Colibri Azul, por exemplo, era um deus que representava o sol do meio-dia.

O que os povos astecas cultivavam?

Os astecas cultivavam milho, abóbora, feijão, tomate e cacau.

Qual era a religião do povo asteca?

politeísta

A religião da população asteca era politeísta – acreditavam em muitos deuses. Adoravam deuses da natureza como: deus Sol, deus Lua, deus Trovão, deus Chuva e também uma serpente emplumada que simbolizava uma deusa.

Qual era o alimento mais importante para os astecas?

O ingrediente mais importante da culinária asteca era o milho, uma safra tão importante para a sociedade asteca que tinha um papel central em sua mitologia. Da mesma maneira que o trigo na Europa ou o arroz na maior parte da Ásia Oriental, era a comida sem a qual uma refeição não era uma refeição.

Quem governava o império asteca?

Quem governava era o imperador, chamado de tlatoani (palavra que significava “aquele que fala” ou “aquele que comanda”).

Quais eram os principais alimentos consumidos pelos astecas?

Cultivavam amendoim, milho, tomate, cacau (para fazer chocolate), feijão, abóbora, pimenta, melão, abacate e comercializavam artesanato com as populações vizinhas. Os astecas também aproveitavam as guerras para capturar bravos guerreiros e assim oferecê-los aos deuses em rituais religiosos.

Qual era a base da economia dos Maias?

A economia da civilização maia era basicamente agrícola. Cultivavam o milho, produto considerado sagrado, o algodão, o cacau e o agave. Completavam suas atividades econômicas com a caça, a pesca e o artesanato.

Como os astecas cultivavam a terra?

O cultivo de vegetais em jardins flutuantes, as chamadas chinampas, é uma técnica milenar, que sobreviveu em Xochimilco. No início, a ideia era ampliar o espaço de plantio e garantir que houvesse comida suficiente para os habitantes.

O que os astecas faziam?

A sociedade asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. Era comandada por um imperador, chefe do exército. Desenvolveram muito as técnicas agrícolas e construíram obras de drenagem. O artesanato deste povo era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas.

Qual é a língua falada pelos astecas?

náuatle

3- A língua dos astecas era o “náuatle”. Sua linguagem era pictográfica (forma de comunicação em que desenhos são usados para transmitir ideias, conceitos, objetos, atividades ou eventos).

Como eram feitos os rituais astecas?

Assim que chegava à plataforma do templo, quatro sacerdotes estendiam-no sobre a pedra sacrificial segurando-lhe os braços e as pernas; o quinto homem abria-lhe o peito com uma faca de sílex e metendo a mão dentro do peito, arrancava-lhe o coração que, logo de seguida, erguia ao céu em oferenda á divindade.

O que aconteceu com o povo asteca?

Os astecas entraram em decadência a partir de 1519, quando os espanhóis chegaram à região do Vale do México liderados pelo espanhol Hernán Cortés. Os desentendimentos entre esses dois povos levaram a um confronto que foi responsável pela conquista da cidade Tenochtitlán em 1521.

Quais eram as principais atividades econômicas dos astecas?

A economia asteca era baseada principalmente na agricultura, com destaque para o cultivo de milho, feijão e abóbora. Eles também construíram um sistema de canais de irrigação e terraços agrícolas para permitir a agricultura em terras elevadas.

O que os povos astecas produziam?

A base da economia asteca era a agricultura que produzia diferentes gêneros agrícolas, tais como cenoura, batata, tomate, pimenta etc. O intenso comércio existente em grandes cidades astecas evidenciava a diversidade de gêneros produzidos e a riqueza desse povo.

O que os astecas exigiam do povo dominado?

Os astecas exigiam tributos dos povos conquistados, e o pagamento poderia ser feito de diferentes maneiras: a partir da provisão de alimentos, de joias ou até mesmo da cessão de escravos para a realização dos sacrifícios.

Qual deus os astecas adoravam?

Quetzalcóatl

Quetzalcóatl é uma divindade das culturas de Mesoamérica, em especial da cultura asteca, também venerada pelos toltecas e maias. É considerada por alguns pesquisadores como a principal dentro do panteão desta cultura pré-hispânica.

Em que ano os astecas viveram?

de 1300 a 1521

Os astecas eram uma cultura mesoamericana que floresceu no centro do México no período pós-clássico, de 1300 a 1521. Os povos astecas incluíam diferentes grupos étnicos do México central, particularmente aqueles grupos que falavam a língua náuatle e dominaram grandes partes da Mesoamérica entre os séculos XIV ao XVI.

Qual a importância da religião para o povo asteca?

Os astecas possuíam uma religião politeísta, isto é, os astecas adoravam diversos deuses. Dentro de sua visão religiosa, acreditavam ser necessário realizar sacrifícios humanos como forma de manter seus deuses satisfeitos.

Qual foi a cidade mais importante da civilização asteca?

cidade de Tenochtitlán

A civilização asteca se impôs através da guerra sobre diversos povos da região mesoamericana antes da chegada dos colonizadores espanhóis à região. Tinham como capital a cidade de Tenochtitlán, ou Mexihco-Tenochtitlán, que após a conquista espanhola, passou a ser chamada de Cidade do México.

Share.