Pergunta:

Leia o texto abaixo: O briefing é um documento essencial para o planejamento de comunicação. Ele capta os interesses e anseios do cliente, ao mesmo tempo em que consolida aspectos importantes do negócio, da concorrência e do posicionamento, da visão institucional e de marca. Por fim, um briefing deve organizar e sistematizar uma visão macro do que a comunicação pretende fazer, por que, quando e com qual custo. O briefing é, portanto, um resumo do diagnóstico e também um compilado que dará base à proposta de projeto que cliente e agência fecharão. Sobre o briefing, qual a alternativa correta? Grupo de escolhas da pergunta O briefing deve ter uma base puramente institucional. Deve levar em conta tão somente missão, visão e propósito da marca. O briefing é um documento genérico, um checklist com cerca de 10 questões não específicas e que servem de base para qualquer projeto de comunicação. O briefing tem uma visão essencialmente mercadológica, orientado aos desejos e metas da área comercial. O briefing consolida os objetivos do negócio e da marca, vislumbrando ações de comunicação que possam ser realizadas nesse sentido. O briefing nada mais é do que uma chuva de ideias, um brainstorming de tudo o que pode ser discutido entre o cliente e sua agência

Respostas


O briefing é visto como um documento que consolida os objetivos do negócio e da marca, de modo que as ações possam ser implementadas com tal propósito. Ele é essencial para o planejamento de comunicação, pois fornece informações sobre o cliente, o mercado, a concorrência e a marca, que são necessárias para a criação de uma estratégia eficaz (letra D).

Veja por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A) O briefing não deve ter uma base puramente institucional. Ele deve levar em conta também aspectos do negócio, da concorrência e do posicionamento;
  • B) O briefing não é um documento genérico. Ele deve ser personalizado para cada cliente e projeto;
  • C) O briefing não tem uma visão essencialmente mercadológica. Ele deve levar em conta também aspectos da visão institucional e de marca;
  • E) O briefing não é uma chuva de ideias. Ele é um documento estruturado que fornece informações específicas sobre o cliente e o projeto.

#SPJ1

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