Pergunta:
No contexto do Planejamento Urbano atual, os profissionais defendem a cidade compacta apontando uma série de itens positivos desse método de urbanização. Para eles estas cidades são: sustentáveis, densas, multifuncionais, heterogêneas, e diversa em toda sua extensão; permite uma maior diversidade de meios de transporte, com menor consumo energético; o transporte público pode ser racionalizado; permite viagens a pé; diminui a utilização do carro privado (qualidade ambiental); e se aproveita de uma infraestrutura já existente. Em compensação a baixa densidade das cidades dispersas geram: I. Altos custos econômicos tanto para o indivíduo como para a sociedade. II. O aumento de distâncias obriga o uso do carro particular e inviabiliza uso de transporte coletivo de massa. III. A dispersão necessita de uma rede de suporte de transporte de pessoas, matéria e energia. IV. Maior exposição a vários fatores externos como poluição e alta qualidade de vida. V. Consumo excessivo de solo e progressiva expansão sobre o centro urbano. É correto apenas o que se afirma em:
A baixa densidade das cidades dispersas gera os descritos em I, II e III.
– I. Cidades dispersas demandam extensas infraestruturas, elevando custos para indivíduos e sociedade.
– II. Maior distância entre pontos dificulta o transporte coletivo, favorecendo o uso do carro privado.
– III. A dispersão exige uma rede de transporte complexa, aumentando a demanda por recursos.
#SPJ1