O que diz o artigo 145 da Constituição brasileira?

É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.

É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.

O que diz o artigo 146 da Constituição Federal?

146-A da Constituição Federal não permite a criação de novos tributos, logo, o estabelecimento de critérios especiais deve se restringir à fixação de regras gerais sobre a tributação, conforme os desequilíbrios concorrenciais que se quer prevenir.

O que é o princípio da capacidade contributiva?

O princípio da capacidade contributiva é considerado o valor que assegura a igualdade na tributação. Esse princípio determina que o ônus do tributo seja distribuído de acordo com a capacidade de contribuir de cada sujeito, evitando que a tributação seja igual em valor.

Qual é a diferença entre impostos e taxas?

Diferenças entre taxa e imposto
A taxa é destinada para fins específicos, financiando o mesmo serviço em razão do qual ela foi recolhida. O imposto pode ser usado para uma série de finalidades, e você não tem como saber exatamente quais atividades foram financiadas com o valor que recolheu.

O que diz o artigo 150 da Constituição Federal?

Tipos de isenção tributária, segundo o Artigo 150 da CF
A isenção tributária opera na exclusão do crédito tributário, baseada no Artigo 177, sendo as taxas e as contribuições de melhoria e os tributos instituídos posteriormente à sua concessão.

O que significa o código 145?

Para evitar golpes, Banco Central alerta que seu telefone é o 145.

Quais são os 5 tributos previstos em lei?

Nestes termos, a teoria pentapartida preceitua a existência de 5 (cinco) espécies tributárias no ordenamento jurídico brasileiro, quais sejam os (1) impostos, (2) taxas, (3) contribuições de melhoria, (4) empréstimos compulsórios e as (5) contribuições.

Quais os dois principais aspectos ou elementos previstos no 1º do art 145 da CF 88 do Princípio da capacidade contributiva?

Os principais efeitos da aplicação da capacidade contributiva é o poder de limitar a tributação e assegurar os direitos subjetivos do contribuinte. Esta regra se faz relacionar com institutos básicos do direito tributário, tais como a capacidade tributária e o critério quantitativo da hipótese de incidência.

Quais são as 5 espécies de tributos?

Ao todo são cinco tipos de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

Quais são os 5 tipos de tributos no Brasil?

Quando falamos de tributos, normalmente nos referimos ao entendimento amplo das cinco modalidades tributárias reconhecidas pela Constituição Federal:

  • taxas;
  • impostos;
  • contribuições de melhoria;
  • empréstimos compulsórios;
  • contribuições especiais.

O que diz o artigo 147 da Constituição Federal?

147. Competem à União, em Território Federal, os impostos estaduais e, se o Território não for dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

O que diz o artigo 144 Constituição Federal?

144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, sob a égide dos valores da cidadania e dos direitos humanos, através dos órgãos instituídos pela União e pelos Estados.

O que diz o artigo 149 da Constituição Federal?

Art. 149. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts.

Qual a diferença entre capacidade contributiva e capacidade econômica?

Escreve o jurista que a “capacidade contributiva é a capacidade do contribuinte relacionada com a imposição específica ou global, sendo, portanto, dimensão econômica particular de sua vinculação ao poder tributante, nos termos da lei”, enquanto que a “capacidade econômica é a exteriorização da potencialidade econômica

Qual é a diferença entre imunidade e isenção?

Portanto, é possível resumir a diferença entre os dois conceitos do seguinte modo: a imunidade é lida como competência ou falta dela, sendo determinada pela Constituição Federal a tributação de certas pessoas ou certos fatos. A isenção é meramente o exercício da competência do ente da federação.

O que prevê o princípio da capacidade contributiva e do Não-confisco?

O Princípio do Não Confisco é a garantia constitucional de que a carga tributária não recaia de maneira esmagadora sobre o contribuinte. Em outras palavras, trata-se da garantia de que a tributação será razoável e de que a Administração não irá utilizar os tributos para violar o direito de propriedade do contribuinte.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Quantos dias dura o brócolis cozido na geladeira?

O brócolis deve ser armazenado em geladeira, dentro de um saco plástico perfurado, de preferência de cor escura, por até 5 dias. Se a hortaliça for mantida em condição ambiente, ela deve ser consumida no mesmo dia em que foi efetuada a compra.

Qual facção é tudo 3 na Bahia?

No estado da Bahia, os termos Tudo 3, Tudo três, Td3 ou TDIII é uma saudação, apoio e/ou apologia a facção criminosa Bonde do Maluco (BdM).

Quem estuda Direito tem que ler muito?

É um dos cursos mais antigos e tradicionais do país. Apesar disto, ainda continua muito atual e não perdeu sua importância. Quem escolhe fazer esta faculdade deve estar preparado para ler muito, pois as disciplinas são bastante teóricas e exigem muita dedicação aos estudos.

Como se vestir para não parecer mais velha?

Que camisa social, sapato social, polo, calça de sarja de tão um ar mais sério. Por isso, opte ao construir um look por peças mais formais. Evite usar muitas cores. Tons neutros e poucas cores no look dão um ar de mais seriedade.

O que fazer se não tiver vaga na creche?

Primeiramente, a Defensoria oficia diretamente as autoridades, solicitando a vaga. É um pedido administrativo. Representa um anúncio para o Poder Público de que, se não concedê-la, será necessário entrar com ação. Se essa tentativa falhar, tem início um processo na Justiça.