O que diz o artigo 22 da Lei do Inquilinato?

22. O locador, obriga-se a: (...) VIII - pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, “salvo disposição expressa em contrário no contrato.”

22. O locador, obriga-se a: (…) VIII – pagar os impostos e taxas, e ainda o prêmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, “salvo disposição expressa em contrário no contrato.”

O que diz o artigo 23 da Lei do Inquilinato?

Assim, ao final da locação, conforme dispõe o art. 23 , III , da Lei 8245 /91, a parte locatária deverá devolver o imóvel no mesmo estado em que o recebeu, salvo pelas deteriorações normais de seu uso… Falta de previsão no art.

O que o proprietário pode exigir do inquilino?

Imobiliária e locador só podem exigir uma única modalidade de garantia. Estas podem ser o imóvel próprio e quitado de um fiador, o seguro-fiança (feito em seguradoras), o depósito em dinheiro (caução) ou fundo de investimento.

Quando o inquilino fica isento da multa?

O locatário ficará dispensado da multa se a devolução do imóvel decorrer de transferência, pelo seu empregador, privado ou público, para prestar serviços em localidades diversas daquela do início do contrato, e se notificar, por escrito, o locador com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência.

Quais são os direitos dos inquilinos?

Lei do inquilinato: direitos do inquilino

  1. Receber o imóvel em plenas condições de uso na entrega das chaves. …
  2. Não pagar despesas extras do condomínio. …
  3. Ter preferência na compra do imóvel. …
  4. Receber de volta o dinheiro gasto em benfeitorias e reformas. …
  5. Quebra de contrato de aluguel, aviso de 30 dias e desocupação.

Em quais casos não se paga multa por quebra de contrato de aluguel?

No entanto, o parágrafo único do Art. 4 estabelece que o locatário não precisa pagar a multa rescisória no caso de transferência do seu local de trabalho. Nesse tipo de situação, o inquilino pode fazer a quebra de contrato de aluguel sem ônus, desde que notifique o locador com pelo menos 30 dias de antecedência.

Quem deve pagar o IPTU de um imóvel alugado?

o IPTU deve ser pago pelo inquilino; o valor do IPTU será dividido entre proprietário e inquilino. Aliás, o contrato de aluguel também pode especificar a forma de pagamento do IPTU, caso o inquilino seja o responsável.

O que diz o artigo 51 da Lei do Inquilinato?

DISPÕE SOBRE AS LOCACÕES DOS IMÓVEIS URBANOS E OS PROCEDIMENTOS A ELAS PERTINENTES. III – o locatário esteja explorando seu comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterrupto de três anos.

O que diz o artigo 38 da Lei do Inquilinato?

Art. 38. A caução poderá ser em bens móveis ou imóveis. § 1º A caução em bens móveis deverá ser registrada em cartório de títulos e documentos; a em bens imóveis deverá ser averbada à margem da respectiva matrícula.

O que diz o artigo 47 da Lei do Inquilinato?

Art. 47. Quando ajustada verbalmente ou por escrito e com prazo inferior a trinta meses, findo o prazo estabelecido, a locação prorroga-se automaticamente, por prazo indeterminado, somente podendo ser retomado o imóvel: I – nos casos do art.

O que o locador não pode exigir?

Pela lei, o locador não tem o direito de exigir a retomada do imóvel antes do fim do contrato. A não ser que o locador tenha cometido alguma infração contratual, como atraso no pagamento de aluguéis ou realização de alguma reforma não autorizada. Nesses casos, o locador pode entrar com uma ação de despejo justificada.

O que mudou com a nova Lei do Inquilinato?

Uma das principais mudanças impostas pela nova lei é tornar mais ágil o despejo do inquilino inadimplente. Antes, o tempo médio era de 12 a 14 meses e, agora, será de cerca de seis meses. “Houve uma simplificação do processo judicial. O tempo médio para tirar um locatário era de 12 a 14 meses.

Como não pagar multa de quebra de contrato?

5 casos em que o consumidor pode cancelar o contrato sem pagar multa de fidelização

  1. Ausência de benefícios concedidos ao consumidor. …
  2. Ausência de previsão contratual. …
  3. Consumidor não foi informado sobre a fidelização e a multa. …
  4. Exigência de fidelização por prazo superior a 12 meses. …
  5. Falha na prestação do serviço.

O que acontece se o inquilino sair antes do prazo do contrato?

A Lei do Inquilinato realmente prevê o pagamento de multa por parte do locatário que decidir rescindir o contrato de aluguel antes do final do prazo determinado. Porém, é importante saber que a mesma lei embasa essa cobrança de maneira proporcional.

Qual a cláusula de quebra de contrato de aluguel?

A cláusula de multa por rescisão antecipada é praticamente onipresente nos contratos de locação, e a quantia devida geralmente é normalmente fixada em 3 vezes o valor do aluguel. É muito relevante destacar que a aplicação da multa deve ocorrer proporcional ao tempo não cumprido do contrato, conforme dispõe o art.

Quanto tempo inquilino tem para desocupar imóvel?

30 dias

De acordo com a Lei do Inquilinato, somente deve ser utilizado pelo locatário que deseja encerrar o contrato vigente. No pedido de desocupação de imóvel devem constar principalmente a data completa da notificação e a informação de que o inquilino tem até 30 dias a partir desse dia para desocupação.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Quem faz estágio paga INSS?

Como eu disse antes, a empresa que o estagiário trabalha não faz recolhimentos para o Instituto. Isso porque não há relação de emprego entre os dois. Porém, mesmo dessa maneira, você poderá se filiar ao INSS e realizar contribuições na condição de segurado facultativo.

Como fazer defumação no lar?

Coloque as pedras de carvão dentro da lata e logo em seguida, com cuidado para não se queimar, acenda o fogo. Despeje as ervas escolhidas dentro da lata e comece a caminhar pelo local escolhido. Lembre-se: se for dentro da residência ou de um local fechado, deixe todas as janelas abertas antes de iniciar o processo.