O que é hiperonímia e exemplos?

A hiperonímia é representada por aquelas palavras que dão ideia de um todo, isto é, de significado mais abrangente. No exemplo que vimos, a palavra “esporte” se caracteriza como a hiperonímia. Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente.

A hiperonímia é representada por aquelas palavras que dão ideia de um todo, isto é, de significado mais abrangente. No exemplo que vimos, a palavra “esporte” se caracteriza como a hiperonímia. Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente.

Como identificar um hiperônimo?

Hiperônimo é toda palavra que possui sentido amplo, geral. Enquanto hipônimo é justamente o contrário, é a palavra na sua especificidade.

O que é Hipônimo e Hiperônimo exemplos?

O hiperônimo é superior hierarquicamente, transmite a ideia de um todo, enquanto o hipônimo é referente a uma parte contida nesse todo, assim, são compreendidos como inferiores. Por exemplo, aves é o hiperônimo de galinha, arara, pardal ou águia, que são hipônimo.

Qual é o hiperônimo de rosa?

Nesse sentido, dizemos que flores é um hiperônimo de rosas, margaridas e bromélias, enquanto estas são hipônimos daquela.

Qual é o hiperônimo de leite?

Resposta verificada por especialistas
Todos são derivados de leite, ou seja, “laticínios“.

Qual é o hiperônimo de cão?

A palavra animal é um hiperónimo de cão, gato, leão, tigre, elefante, girafa, rinoceronte, etc. Ou ainda, a palavra vestuário é um hiperónimo de camisa, calças, t-shirt, saia, casaco, cachecol, etc.

Qual é o hipônimo de flor?

(“Rosa” é hipónimo/hipônimo de “flor“.)

Qual é o hiperônimo de alicate?

Resposta: Ferramenta é hiperônimo de chave de fenda e alicate. …

Como usar Hiperônimos?

O hiperônimo é uma palavra cuja significação inclui o sentido de diversas outras palavras, é uma palavra que se refere a todos os seres de uma “espécie”: Animal é hiperônimo de gato, tartaruga, burro, boi etc. Fruta é hiperônimo de laranja, uva, maçã, morango etc.

O que é Hipônima?

Significado de hipônimo
[Linguística] Termo com sentido mais específico em relação a outro com o sentido mais genérico. Relativo ao termo cujo sentido é mais específico que outro. Etimologia (origem da palavra hipônimo). Hipon + imo.

Qual é hipônimo de animal?

O hipônimo é sempre uma subcategoria de uma classe mais ampla: “cachorro” é um hipônimo de “animal”; “vira-lata” é um hipônimo de “cachorro”; ipso facto, “animal” é o hiperônimo de “cachorro”, de “boi”, de “cavalo”, e assim por diante.

Qual a diferença de hiperônimo é sinônimo?

Sinônimo é um vocábulo que, em determinado texto, apresenta significado semelhante ao de outro e que pode, em alguns contextos, ser usado no lugar desse outro sem alterar o sentido da sentença. Hiperônimo é um vocábulo ou um sintagma de sentido mais genérico em relação a outro.

O que é homônimos e parônimos?

A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes.

Qual o hiperônimo de doença?

Doença é o HIPERÔNIMO de Gripe. Doença abrange gripe, câncer, malária, dengue, flebite, artrite. Portanto GRIPE é o HIPÔNIMO de Doença.

Qual é o hiperônimo de urutau?

O QUE SIGNIFICA URUTAU EM PORTUGUÊS
Também é chamado de Mãe-da-lua e Emenda-toco.

Quais são os Hiperônimos de gato Rosa e amor?

Os hiperônimos de gato, rosa e amor são, respectivamente:
c) felino – flor – sentimento.

Qual é o hipônimo de festa?

Hipônimo = sentido mais específico: festa-bolo-champanhe-velinhas são hipônimos da palavra festa.

Qual é o hipônimo de anfíbios?

Sapo é hipônimo de anfíbio.

Qual o hiperônimo pode fazer?

O hiperônimo possui sentido mais amplo em relação ao hipônimo. Por exemplo, a lula é um animal, mas nem toda animal é lula. Assim, a palavra “lula” é um hipônimo da palavra “animal”; e o termo “animal” é um hiperônimo da palavra “lula”.

Qual é o hipônimo de mamífero?

Ainda, [MAMÍFERO] é hipônimo de [ANIMAL], e [ANIMAL] é hiperônimo de [MAMÍFERO] ..

O que é hiperônimo em português?

Significado de Hiperônimo
substantivo masculino [Linguística] Termo com sentido mais genérico em relação a outro mais específico. adjetivo Relativo ao termo cujo sentido é mais genérico que outro. Etimologia (origem da palavra hiperônimo).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Pode tomar sinvastatina por muito tempo?

O uso da sinvastatina na maioria absoluta das vezes não traz nenhum tipo de prejuízo, mesmo se usada por longos períodos. Os efeitos colaterais mais comuns, mas ainda raros, são mialgias (dores musculares), miosite (inflamação dos músculos) e hepatite medicamentosa.

Como fazer um elogio romântico?

Você é tão fofo, obrigado por entrar na minha vida. Você está linda e fofa, mais do que nas fotos. Tenho certeza de que você não precisa usar filtros para suas imagens. Deixe-me olhar em seus olhos, eles são tão incríveis.

O que a viúva preparou para o profeta?

A mulher respondeu que tinha só um pouco de farinha e azeite para alimentar a si mesma e o filho. O profeta prometeu que, se ela o dividisse com ele, o alimento não acabaria. A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento.

Quais são os antidepressivos que emagrecem?

A bupropiona é um antidepressivo mais indicado para o emagrecimento do que a fluoxetina e a sertralina, por ajudar a reduzir a compulsão. Ela atua de forma semelhante em casos de fumantes que querem deixar o vício de fumar.

Pode tirar tártaro com a unha?

Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido por escovação ou uso do fio dental. Para se livrar dele, você precisa visitar seu ou sua dentista, que usará instrumentos especiais para removê-lo em uma técnica chamada “escamação e polimento”.

São os cromossomos?

Os cromossomos são estruturas que abrigam o material genético dentro da célula. Em outras palavras, um cromossomo é uma molécula de DNA condensada, que carrega a informação genética herdada dos progenitores.