O que é o objeto indireto?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

O que é objeto direto e indireto e exemplos?

Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

Como identificar objeto indireto e indireto?

Quando o complemento – preposição – é exigido classificamos como objeto indireto, quando o complemento não é obrigatório chamamos de objeto direto. Dessa forma, os verbos transitivos diretos não necessitam ser complementados com preposição.

Como saber se é objeto direto?

O objeto direto completa o sentido de verbos transitivos diretos, que não necessitam de uma preposição para estabelecer regência verbal. Indica o elemento que sofre a ação verbal.

Exemplos de objeto direto

  1. Eu li a carta.
  2. A mãe fez o bolo.
  3. Meu pai perdeu a passagem.
  4. Você ouviu a mensagem?
  5. Alguém viu Carolina?

Quais são os objetos diretos?

Assim, definimos que: Objeto Direto: é um complemento de um verbo transitivo direto que normalmente se liga a ele sem o auxílio de uma preposição.

O que é objeto direto e exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

O que é um objeto indireto?

Resposta. É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.

Como se escreve a palavra indireto?

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: indireto. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: indirecto. Grafia no Brasil: indireto.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Quem pode ser objeto indireto?

O objeto indireto pode ser formado por substantivo, ou pronome substantivo, ou numeral, ou ainda, uma oração substantiva objetiva indireta. Em qualquer um desses casos, o traço mais importante e característico do objeto indireto é a presença da preposição. O objeto indireto pode ser representado por um pronome.

Como saber se é objeto indireto ou complemento nominal?

Resposta: o objeto indireto é o termo que completa o sentido de um verbo, enquanto que o complemento nominal completa o sentido de um substantivo abstrato, de um adjetivo ou então de um advérbio. Portanto, tome cuidado ao fazer a análise da oração.

Como saber se o verbo é intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

O que é o complemento direto e indireto?

Para se distinguir um complemento do outro devem fazer-se as seguintes perguntas ao verbo: O quê? Quem? (para se determinar o complemento direto) A quem? (para se determinar o complemento indireto)

O que é Vtd VTI vi OD OI?

OD e OI. Conclui-se: o complemento de um verbo transitivo direto (VTD) é o objeto direto (OD) e o complemento de um verbo transitivo indireto (VTI) é o objeto indireto (OI).

O que é um verbo transitivo direto?

O verbo transitivo direto é aquele cujo complemento (objeto direto) não é regido de preposição. O complemento do verbo transitivo direto não é regido de preposição. Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc.

Que verbo transitivo?

Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago. O verbo ter precisa de um complemento.

São as preposições?

São preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por [ou per, em algumas variações históricas e geográficas], sem, sob, sobre, trás.

Qual a diferença entre o verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Como explicar objeto direto?

O objeto direto é o complemento de um verbo transitivo. Ele é ligado a esse verbo de forma direta, ou seja, sem preposição. Assim, completa o sentido de verbos transitivos diretos e indiretos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Para que serve a vagem do Juca?

Algumas das propriedades terapêuticas das vagens de jucá têm sido descritas e inclui o tratamento de feridas e contusões, alívio de tosse crônica e asma. Além disso, algumas pesquisas demonstram que o jucá possui ação ulcerogênica e antiinflamatória, e também propriedades analgésicas.

Qual o significado da palavra viúva na Bíblia?

Em poucas palavras podemos dizer: viúva nos tempos bíblicos, significa ser descriminada, por ser mulher, mais ainda por ser pobre com a perda do marido. Significa estar impedida de participar ativamente da sociedade.

Quantas cervejas cai no bafômetro?

Tomar um copo de cerveja, uma taça de vinho, uma dose de cachaça, uísque ou vodca já são suficientes para que o bafômetro detecte a presença de álcool no organismo.

O que é pessoa tóxica?

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem