O que é Polissemia de um exemplo?

Polissemia é um fenômeno linguístico caracterizado pela existência de um termo que apresenta mais de um significado. A palavra “língua”, por exemplo, pode significar um órgão ou um idioma, de acordo com o contexto em que é empregada.

Polissemia é um fenômeno linguístico caracterizado pela existência de um termo que apresenta mais de um significado. A palavra “língua”, por exemplo, pode significar um órgão ou um idioma, de acordo com o contexto em que é empregada.

O que é sinonímia e dê um exemplo?

É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes – SINÔNIMOS. Exemplos: cômico – engraçado. débil – fraco, frágil.

Qual é a polissemia de letra?

“Letra” é uma palavra polissêmica. Letra pode significar o elemento básico do alfabeto, o texto de uma canção ou a caligrafia de um determinado indivíduo. Neste caso, os diferentes significados estão interligados porque remetem para o mesmo conceito, o da escrita.

Qual o sinônimo de polissemia?

2 sinônimos de polissêmica para 1 sentido da palavra polissêmica: Que apresenta várias significações: 1 multívoca, plurívoca.

Como surgiu a polissemia?

A palavra polissemia tem origem no termo grego polysemos, que significa “algo que tem muitos significados”. Consiste na propriedade que algumas palavras e locuções têm de expressar um conjunto de sentidos diferentes, mas que guardam relação entre si, pertencendo assim ao mesmo campo semântico.

Qual é a polissemia da palavra cabeça?

Exemplos de Polissemia
Na frase 1, o termo “cabeça” é empregado como estado mental. Já na frase 2, o termo é empregado como a parte física do corpo humano, e na frase 3, o termo é utilizado como pessoa pensante fundamental.

O que é uma pessoa polissemia?

A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa “muitos”, enquanto sema refere-se ao “significado”. Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.

Como trabalhar a polissemia?

A polissemia ocorre quando uma única palavra possui vários significados. Ex1: Ele ocupa um alto posto na empresa. Ex2: Abasteça no posto da esquina. Nos exemplos acima, a palavra posto é polissêmica porque a mesma palavra assume significados diferentes em cada uma das situações.

Qual a diferença entre sinonímia e polissemia?

Sinonímia e Antonímia: estuda palavras que são sinônimas e antônimos; Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.

Qual é a diferença entre polissemia é ambiguidade?

A polissemia é correta, isto é, podemos utilizar a palavra em seus diferentes significados sem problemas. Em contrapartida, a ambiguidade é um vício de linguagem, um erro, pois trata-se de uma frase mal-construída que leva a uma falha no seu entendimento.

Quando uma palavra tem dois significados?

Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.

Como se chama uma palavra que tem dois sentidos?

A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.

Quando duas palavras significam a mesma coisa?

Palavras sinônimas – duas ou mais palavras que tem um significado semelhante ou o mesmo significado. Há dois tipos de sinônimos: As palavras que se identificam exatamente são conhecidas como sinônimo perfeito (casa – lar). aproximadamente são conhecidas como sinônimos imperfeitos (esperar e aguardar).

O que é uma imagem polissêmica?

Enquanto que a imagem que traz algum tipo de texto ou pelo menos uma palavra, direciona, limita a leitura daquela imagem. Dessa forma, o texto teria um valor repressivo, permitindo um controle sobre a imagem. Se a palavra é polissêmica, ela provoca a imagem.

Qual é a diferença entre polissemia?

Homônimas são palavras que têm a mesma pronúncia e, às vezes, a mesma grafia, mas significação diferente. Polissemia uma palavra pode ter mais de um significado. A esse fato lingüístico, dá – se o nome de polissemia.” 2.

Para que ocorra polissemia é necessário?

Leia o texo e indeique a alternativa correta: ‘ Para que ocorra polissemia é necessário que haja alguma relação de sentidos entre os possíveis sentidos da palavra ambígua’.

Pode-se afirmar que existe uma polissemia para o termo direito?

1.2 POLISSEMIA DO DIREITO
Atualmente, a palavra possui uma acepção estrita, para indicar a doutrina que se vai firmando através de uma sucessão convergente e coincidente de decisões judiciais ou de resoluções administrativas (jurisprudências judicial e administrativa).

Como escrever quanto?

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Porque por quê ou porquê?

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

O que são frases ambíguas?

O que é uma frase ambígua? De acordo com a gramática da língua portuguesa, dizemos que uma frase, comunicado, ou fala é ambígua quando permite diferentes interpretações. Assim, esse trecho dá uma sensação de incerteza, dúvida e não nos permite saber ao certo o que era pra ser comunicado.

O que é polissemia de um texto?

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

O que é ativo e passivo e patrimônio líquido?

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Quanto tempo dura o curso de filosofia?

Com duração média de quatro anos, o aluno da faculdade de Filosofia estuda grandes correntes do pensamento e a obra dos principais filósofos, e também reflete sobre questões relacionadas à metafísica e epistemológicas, buscando compreensão teórica de diversos conceitos.