O que é substantivo e primitivo?

O substantivo primitivo é aquele que não se origina de palavras do próprio idioma. O substantivo primitivo pode originar outros substantivos, que serão os substantivos derivados.

O substantivo primitivo é aquele que não se origina de palavras do próprio idioma. O substantivo primitivo pode originar outros substantivos, que serão os substantivos derivados.

O que é uma primitiva?

Significado de Primitivo
adjetivo Que é o primeiro a existir; no momento inicial ou na origem de; original: a condição primitiva do ser humano; o estado primitivo do ouro. Que persiste desde os primeiros tempos; antigo: fóssil primitivo. Que apareceu antes de; original: texto primitivo.

Qual é a palavra primitiva de avião?

Exemplos de substantivos primitivos: Avião (proveniente do francês avion) Chuva (proveniente do latim pluvial) Flor (proveniente do latim flore)

Qual é o primitivo de marinheiro?

Resposta: O substantivo primitivo, ou seja, que a partir dele originou-se o substantivo derivadomarinheiro” é: MAR.

O que é derivado exemplos?

Substantivos derivados são substantivos cuja origem reside em outras palavras da língua portuguesa, ou seja, derivam de substantivos primitivos, sendo formados através de processos de derivação. Exemplos de substantivos derivados: território (do substantivo primitivo terra) jardinagem (do substantivo primitivo jardim)

Qual é o sinônimo de primitivo?

1 primeiro, primevo, inicial, original, inaugural, primordial, originário, exordial.

O que é uma característica primitiva?

os estados de caracteres primitivos são chamados de plesiomórficos e os derivados de apomórficos. Assim, uma característica que difere do ancestral é dita derivada, como vimos. (cogitar) o estado do caractere no ancestral e, depois, determinar como foi modificado nos descendentes.

Qual a origem da palavra primitiva?

Ela significava “antes, à frente”. Em Grego passou a ser prin, com o mesmo significado, em Latim passou a primus, idem. Algumas palavras que usamos todos os dias e que vêm diretamente daí são: Primeiro, primitivo, primal, primário, princípio: “o que vem na frente ou antes de todos, o que está no começo”.

Qual e o primitivo de beleza?

O substantivo derivado é “musculatura” enquanto os substantivos primitivos são “atos” e “beleza”.

Qual e o primitivo de doce?

Primitivo, pois da origem a substantivos como “doceria”.

Qual e o derivado de pedra?

Portanto, os substantivo derivados de “pedra” são: pedreiro, pedreira, pedregulho, pedrisco, pedragem, etc.

Qual é a palavra primitiva de pedreiro?

Portanto, o substantivo primitivo de “pedreiro” é “pedra”.
Substantivo primitivo de pedreiro, e o substantivo PEDRA.

Qual é a palavra primitiva de cheiroso?

Etimologia (origem da palavra cheiroso). Cheiro + oso.

Qual é a palavra primitiva de ferro?

Temos como exemplo de palavras primitivas e suas derivadas: ferro: ferrugem, ferreiro; porta: portaria, porteiro; dente: dentista; flor: floricultura, floral; pedra: pedreiro, pedregulho; chuva: chuvisco, chuvarada; livro: livreto, livraria; sapato: sapataria, sapateiro; lápis: lapiseira; lixo: lixeiro, lixão.

Qual o primitivo é derivado da palavra jardim?

Primitivo é o que vem primeiro e derivado o que veio depois. Jardineiro é derivado, pois, sem o jardim o Jardineiro nao existiria. Substantivos primitivos são os “simples”, que não se originaram de nenhum outro.

Qual o substantivo derivado primitivo de chuva?

Exemplos de substantivos derivados para essas palavras são: Chuva – Chuvisco, Pedra – Pedregulho, Sapato – Sapateiro, Fruta – Frutaria , Tinta – Tinteiro, Terra – Terraço.

Qual o substantivo primitivo de peixada?

Daí, os substantivos derivados tratam-se de substantivos originados em outras palavras da língua portuguesa, isto é, são substantivos primitivos. Portanto, os substantivo derivado de “peixe” são: peixaria, peixada, peixeiro, etc.

Qual é o primitivo de cartolina?

Neste caso, a palavra cartolina pertence à família lexical de carta, pois parte de um radical comum (o radical carta) e a etimologia de cartolina mostra que a palavra apresenta a seguinte construção: carta + sufixo -olina.

Qual é o primitivo de peixe?

Os primeiros peixes apareceram no período Cambriano há cerca de 510 milhões de anos atrás. Estes peixes ancestrais não possuíam mandíbulas, eram bentônicos, pertencentes à Classe Agnatha, semelhantes às lampreias atuais e, hoje em dia, são representados pelas próprias lampreias e peixes-bruxa.

Qual é o substantivo primitivo de floricultura?

Exemplo: “flor” é um substantivo primitivo, enquanto “floricultura” é um substantivo derivado (de “flor”).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Como vem a menstruação depois da pílula do dia seguinte?

Um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é a alteração da menstruação. Assim, após tomar as pílulas, a menstruação poderá ocorrer até 10 dias antes ou depois da data esperada, mas na maior parte dos casos, a menstruação ocorre na data esperada com uma variação de cerca de 3 dias para mais ou para menos.

Qual é o legado dos persas?

Os persas construíram grandes obras arquitetônicas e seus seus palácios, além de grandes, eram bastante luxuosos. Os mosaicos e as pinturas retratam os feitos dos imperadores assim como os deuses. Ainda hoje, a cultura persa é famosa pelos belos tapetes persas reconhecidos em todo o mundo.

Como sair do vício do pó?

Em questão de conseguir isso sozinho, na teoria, sim, é possível. Se tiver determinação para isso, uma pessoa pode se livrar das drogas por conta própria, mas o desafio é maior. Algumas pessoas podem tentar fazer progressivamente, reduzindo as doses, mas isso só prolonga o sofrimento.

Quais são os carboidratos ruins para saúde?

Com poucas calorias, nutritiva e de fácil digestão, as sopas são uma boa pedida para o jantar. Preparadas a partir de legumes e verduras, este prato é muito leve e gostoso. Você também pode adicionar carboidratos complexos, como arroz e macarrão integral, e proteínas, como carne vermelha e frango.

O que significa o artigo 133?

O artigo 133 do código penal traz o seguinte texto; Art. 133 – Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono: Pena – detenção, de seis meses a três anos.