Mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante. As conjunções adversativas exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos, por exemplo: Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol. Telefonei, mas ninguém atendeu.

Qual é a conjunção Adversativa?

Conjunções adversativas exprimem a ideia de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante.

Quais palavras indicam oposição?

Conectivos de oposição, contraste, restrição, ressalva
CONECTIVOS: Pelo contrário, em contraste com, salvo, exceto, menos, mas, contudo, todavia, entretanto, no entanto, embora, apesar de, ainda que, mesmo que, posto que, ao passo que, em contrapartida.

Quais são as 5 conjunções?

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

Que é adversativas?

Significado de Adversativa
substantivo feminino [Gramática] Conjunção coordenativa que liga palavras ou orações, estabelecendo, entre elas, ideia de oposição, contraste, compensação; conjunção adversativa: a festa acabou, mas o barulho continuou.

Quais são as conjunção aditiva?

Como já exposto, as conjunções aditivas trazem uma relação de ideias que se somam e complementam-se, podendo ser tanto no sentido positivo quanto no sentido negativo. Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo).

O que é uma conjunção coordenativa aditiva?

Conjunções coordenativas aditivas
São as que estabelecem relação de adição entre os elementos conectados, ou seja, um é o acréscimo do outro. Esse acréscimo pode ser tanto em sentido positivo quanto negativo.

O que é uma conjunção coordenativa explicativa?

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.

Quais são as conjunções subordinadas?

As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.

Como entender as conjunções?

Conjunção é uma palavra invariável capaz de unir uma oração a outra ou unir termos semelhantes de mesmo valor sintático. Para entender esse papel, é importante lembrar que oração é a estrutura sintática que se organiza em torno de um verbo, e essa estrutura forma os períodos que são constituintes do texto.

Qual é a função de uma conjunção?

As conjunções são unidades da língua que apresentam as funções de conectar ou transpor orações e outros termos do enunciado.

O que é uma oposição exemplos?

Significado de Oposição
Argumentação contrária a; exposição de argumentos que são opostos aos da pessoa que argumenta: a oposição do aluno convenceu o professor. [Política] Contrário ao governo; que se opõe ao governo em vigor: partidos de oposição.

Como identificar uma oposição?

Adversativas: exprimem oposição, contraste, ressalva, compensação, como: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, ao passo que, no entanto, não obstante, apesar disso, em todo caso. Exemplos: Querem ter dinheiro, mas não trabalham. Ela não era bonita, contudo cativava pela simpatia.

Quais são as figuras de oposição?

A antítese e o paradoxo são utilizados para dar maior expressividade ao texto através da oposição entre palavras e ideias. As figuras de linguagem servem para deixar o texto mais interessante, mais divertido, comovente, enfim, mais expressivo.

O que é conjunção e como se classifica?

Conjunção reúne orações ou termos em um mesmo enunciado. Ela pode ser classificada como coordenativa ou subordinativa, conforme o grau de independência entre os termos. As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado.

Quais são as conjunções adversativas e conclusivas?

Conjunção Adversativa e a Vírgula
Nesses casos, a vírgula é utilizada para separar as orações de um período. O objetivo do emprego da vírgula é indicar o segmento do período. Já as conjunções conclusivas indicam explicação. São elas: pois, anteposto ao verbo, porque e que.

Qual a diferença entre conjunção adversativa e concessiva?

as adversativas se expressam no indicativo e se situam em segundo lugar na sentença complexa; as concessivas se expressam no subjuntivo, que é o modo da subordinação, e se colocam em primeiro lugar na sentença complexa.

Share.