O que vem depois do verbo ser?

O predicativo do sujeito é o termo da oração que caracteriza o sujeito, atribuindo-lhe uma qualidade. Aparece depois de um verbo de ligação. Neste caso, depois do verbo ser.

Qual a regência do verbo ser?

O verbo SER, portanto, irá concordar com pessoa, sujeito da oração. … O verbo SER, portanto, irá concordar com pessoa, predicativo do sujeito. 3º caso – Se o verbo SER estiver entre duas coisas, dá-se preferência à coisa plural, esteja ela no sujeito, esteja ela no predicativo.

Quais são as regras de concordância?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

E 3 ou são 3?

Assim, nestes casos, a concordância verbal deverá ser feita de acordo com o numeral. Exemplos: Hoje são vinte e cinco de março. Hoje são três de abril.

Qual o sujeito do verbo ser?

“Hoje são sete de janeiro.” “Hoje é dia sete de janeiro.” / “Hoje é(dia) sete de janeiro.” 4) O verbo ser concorda com o pronome pessoal do caso reto (eu, tu, você, ele/ela, nós, vós, vocês, eles, elas), sendo este sujeito ou predicativo.

Conjugação do verbo “ser”

43 questões relacionadas encontradas

Como conjugar o verbo ser?

Conjugação do verbo: ser
  1. Presente. eu. sou. tu. és. ele/ ela/ você …
  2. Pretérito Imperfeito. eu. era. tu. eras. ele/ ela/ você …
  3. Futuro. eu. serei. tu. serás. ele/ ela/ você …
  4. Presente. que eu. seja. que tu. sejas. que ele/ ela/ você …
  5. Futuro. se eu. for. se tu. fores. se ele/ ela/ você …
  6. Pessoal. eu. ser. tu. seres. …
  7. eu. seria. tu. serias. ele/ ela/ você

Como identificar o verbo ser?

Casos especiais do verbo “Ser”

1) Nas designações de horas, datas, distâncias, o verbo ser é impessoal (isto é, sem sujeito) e, por isso, concorda com a expressão numérica. Exemplos: São 5 horas. Hoje são 4 de maio.

É de 3 dias ou são de 3 dias?

Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

É ou são meio dia e meia?

A segunda forma é a correta, isto é, É meio dia! Por quê? O verbo SER concorda com o numeral que o acompanha, assim: “São duas horas, São três horas…”. Veja que a partir de duas horas, inclusive, usa-se o verbo SER no plural por ser tratar de mais de uma unidade de hora.

Que horas são ou é?

A forma correta de escrita da palavra é serão. A palavra seram está errada. Serão é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: eles serão.

Qual é a regra básica da concordância padrão?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. … Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa.

O que é concordância exemplos?

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.

Como identificar uma concordância?

Ou seja, em uma oração, quando o sujeito está no singular, o verbo deve ser flexionado da mesma forma. No plural, a mesma coisa deve acontecer. Para que haja concordância, então, o correto é dizer “nós vamos” — assim, ambos estão no plural. Quando o pronome for “ele”, o verbo concorda no singular: “ele vai”.

Qual é a função do verbo ser?

O verbo ser é classificado como um verbo de ligação. Sendo assim, ele indica um estado e pode formar o predicado nominal, em que há predicativo do sujeito. Veja um exemplo: Maria é inteligente.

Qual é o plural de ser?

Serem é a 3. ª pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo ser.

Qual o plural do verbo ser?

# Nos casos em que o sujeito ou predicativo for representado por coisa, bem como se um sujeito ou predicativo se encontrar no singular e outro (sujeito ou predicativo) no plural, a concordância do verbo “ser” se dará no plural. Constatemos alguns exemplos: Os filhos são o meu tesouro.

São meio dia e meia ou é meio dia e meia?

Em se tratando de Gramática Normativa, o plural, em enumerações, só será obtido com números de “dois” em diante; com 1,5, por exemplo, a concordância exige apenas o singular. Assim, pontualmente, é uma e meia; é meio-dia e meia.

É ou são meia-noite e meia?

O correto é “meia-noite” (com hífen). 2 – “É” ou “são” meia-noite? O verbo nesse caso concorda com “meia”, que é metade de uma unidade. Portanto: “é meia-noite”.

Que horas são são meio dia?

Quando nos referimos ao horário das 12 horas, devemos usar “meio-dia”.

E 12 horas ou são 12 horas?

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que “doze horas” seja plural, “meio-dia” e “meia-noite” são singulares.

São e plural ou singular?

Essa é uma dúvida que certamente você já teve: os Estados Unidos “são”, ou os Estados Unidos “é”? Afinal, estamos falando de um país, não de vários. Mas, ao mesmo tempo, o nome está no plural!

E os dois ou são os dois?

Quando se trata de concordar com quantias, distâncias, horas, etc., o verbo ser deverá concordar com a expressão numérica: se ela for igual ou maior do que 2, usa o plural: “São quase duas horas“; “É uma e meia“; “Daqui ao centro são três quilômetros“; “Aqui está a conta: são dois mil reais“.

Sou é um verbo?

Significado de Sou

Sou vem do verbo ser.

O que é concordância em um texto?

Existem dois tipos: a concordância nominal, que é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se encaixarem com outras que compõem a oração, e a concordância verbal, que trata das flexões do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. …

Como entender a concordância verbal?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Qual é o melhor império do mundo?

Sem dúvidas, o Império Romano é o mais famoso da História. Sua estrutura militar e administrativa possibilitou não apenas que ele fosse um dos impérios mais expansivos do mundo, mas também o fez o mais vindouro, sobrevivendo incríveis 10 séculos.

O que faz uma pessoa parecer mais jovem?

Permanecer saudável,reduzir rugas e manter a pele limpa são formas de parecer mais jovem. Tanto homens quanto mulheres podem aderir esses hábitos para se sentirem mais jovens. O dermatologista é seu aliado, pronto para ajudar com os grandes avanços que a especialidade tem tido.

Quem tem direito a posse de um terreno?

A posse do imóvel é dada ao proprietário que possui um imóvel registrado em cartório, de forma legal. Para ter a posse de um imóvel é necessário que tudo esteja comprovado conforme às legislações vigentes.

Como saber se os exercícios estão fazendo efeito?

sentir dor muscular tardia — costuma ocorrer cerca de 8 horas após o treino, aumentando de intensidade nas primeiras 24 horas e podendo durar até 72 horas; apresentar maior facilidade na execução dos exercícios; observar mudanças na forma corporal ou redução de medidas; ter noites de sono mais proveitosas.

Qual tecido para saia de balé?

O tecido Tule tem este nome porque surgiu na cidade francesa com este mesmo nome, Tulle, por volta de 1700. Mas foi alguns anos mais tarde, em meados de 1800, quando passou a fazer parte dos figurinos de ballet que o tecido se tornou conhecido.

Como fazer 110 onde só tem 220?

Você deverá encontrar 3 fios: 2 ligados na tomada e 1 solto. Nas ligações de 220V, serão 2 fios, 1 de 110V cada e um sem fase nenhuma, que chamamos de neutro. Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total.