Pergunta:
Questão 5 A terapia nutricional parenteral pode ser total ou suplementar, contribuindo para a recuperação e/ou manutenção do estado nutricional e um bom prognóstico do paciente. No entanto, ainda é necessário utilizar a nutrição parenteral com cautela para minimizar complicações, que são comuns e muitas vezes associadas a práticas inadequadas durante todo o processo. Fonte: HINKELMANN, J.V. et al. Nutrição parenteral. In: ROSA, C.O.B. HERMSDORFF, H.H.M. Fisiopatologia da Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Rubio, 2021. Cap.5. De acordo com as complicações decorrentes da Nutrição Parenteral, analise as asserções ! e ll: 1 – As complicações associadas à via de administração estão relacionadas a problemas mecânicos e infecciosos decorrentes dos cateteres utilizados na administração da Nutrição Parenteral PORQUE II – Já as complicações metabólicas podem incluir alterações na glicemia, eletrólitos séricos, função hepática, função renal e equilibrio ácido-base. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: A. B. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção Il é uma proposição falsa. D. A asserção l é uma proposição falsa e a asserção Il é uma proposição verdadeira. C. O As asserções I e II são proposições verdadeiras. O As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção Il não é uma justificativa da asserção I. E O As proposições I e II são falsas.
Alternativa C). Complicações infecciosas podem surgir devido à contaminação durante a manipulação do cateter ou à formação de biofilme na superfície do mesmo. Alterações na glicemia podem ocorrer devido à infusão de soluções com alto teor de glicose. Eletrólitos séricos podem ser afetados pela composição das soluções infundidas.
Nutrição Parenteral: complicações
A inserção de cateteres para administração de nutrição parenteral pode aumentar o risco de infecções. A presença de um cateter fornece uma rota direta para bactérias entrarem na corrente sanguínea. A sepse é uma complicação séria que pode ocorrer como resultado de uma infecção relacionada à nutrição parenteral.
A administração inadequada de eletrólitos na nutrição parenteral pode levar a desequilíbrios, como hipofosfatemia, hipomagnesemia e desequilíbrios no sódio, potássio e cálcio. A nutrição parenteral inadequada pode levar a distúrbios metabólicos, como hiperglicemia ou hipoglicemia, especialmente em pacientes com diabetes.
Apesar da administração de nutrientes, alguns pacientes podem não receber os nutrientes adequados em quantidade ou qualidade, resultando em desnutrição específica de determinados nutrientes.
#SPJ1