Existem 3 tipos de DTM: Muscular (Ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão), a articular (Ocorre tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por trauma ou doenças degenerativas, como artrite, osteoartrose e artrite reumatoide) e a mista (União dos distúrbios muculares e …
Quais são as 4 principais classificações das Disfunções Temporomandibulares DTM de ordem articular?
De acordo com os critérios deste novo sistema, as 12 DTMs mais comuns incluem: artralgia, mialgia, mialgia local, dor miofascial, dor miofascial referida, quatro desordens de deslocamento de disco, distúrbio articular degenerativo, subluxação e dor de cabeça atribuída à DTM.
Quais os tipos de ATM?
São eles: o ligamento lateral ou temporomandibular, o disco-zigomático e o ligamento de Tanaka.
O que é o DTM Odontologia?
1. O que é DTM? DTM é a sigla utilizada para designar “Disfunção temporomandibular”, que é o nome dado ao conjunto de alterações que envolvem principalmente as articulações da boca (chamadas de articulação temporomandibular – ATM) e os músculos que trabalham nos movimentos da mandíbula.
Como saber se a DTM e articular ou muscular?
Se paciente aponta para a região da bochecha ou têmporas (áreas que possuem músculos) vai ter o diagnóstico de DTM muscular. Quando é apontado para a articulação é definida como DTM articular. O que esta sendo feito nada mais é que determinar a localização da dor.
Quando a DTM é grave?
DTM sintomas graves
E um dos principais sintomas graves da DTM é o desenvolvimento de alguma doença degenerativa na região. Algo que causa alterações na mordida, por exemplo. Indiretamente, é comum avaliar o surgimento de condições psicológicas em decorrência da piora na mandíbula.
Quais são os riscos da DTM?
A disfunção temporomandibular pode evoluir para quadros preocupantes, gerando não só dor e desconforto, mas afetando diretamente na qualidade de vida do paciente. “A DTM interfere na função mastigatória, causando dores nos músculos e gerando uma grande fadiga neles”, relata o profissional.
São sintomas de DTM exceto?
São sintomas dos DTM (Distúrbios Temporo Mandibulares), EXCETO: A Rigidez nos músculos da região do pescoço e ombros.
Qual é a diferença entre ATM e DTM?
Mas isso é compreensível, uma vez que elas se referem a termos diretamente relacionados, mas é fato que existem diferenças. ATM é a sigla que faz referência a uma articulação do corpo humano, enquanto DTM se refere aos problemas que acometem essa articulação.
O que acontece se a DTM não for tratada?
DTM ou Disfunção Temporomandibular
Os desgastes na articulação temporomandibular e nos músculos adjacentes podem gerar dor na coluna e problemas posturais. Isso acontece porque os músculos desta região passam a modificar seu posicionamento no corpo.
Quais são as principais causas da DTM?
A disfunção temporomandibular (DTM) é uma alteração da articulação temporomandibular (ATM) que pode ser causada por um conjunto de fatores como hábitos parafuncionais (como roer a unha ou apoiar a mandíbula com as mãos), alterações hormonais, traumas ou alterações sistêmicas, fatores locais, etc.
Quais as principais características da ATM?
A ATM é uma articulação que merece atenção especial por suas características morfológicas e fisiológicas. A ATM é bilateral, estando em frente a cada orelha e é responsável pelos movimentos de abrir e fechar, executados pela mandíbula. Participa do processo da mastigação, do movimento da fala e da deglutição.
O que é ATM de face?
A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano.
Quantos movimentos a ATM faz?
A ATM se movimenta em três direções; mo- vimento para cima e para baixo, resultando na abertura e fechamento da boca; realiza movimento de protrusão e retrusão e de lateralidade; durante estes movimentos ocorre a rotação e translação mandibular.
Qual exame detecta a DTM?
A tomografia computadorizada de feixe cônico é muito usada na odontologia por ter uma captura em volume da região de interesse, diminuindo o tempo de exposição aos raios X e proporcionando imagens de qualidade para um diagnóstico preciso. Por isso, a tomografia é indicada para identificar a DTM.