Qual a diferença entre ação de execução e ação monitória?

Caso o autor tenha uma prova escrita com eficácia de título executivo, como um contrato devidamente assinado ou uma sentença judicial, cabe a execução judicial. Assim, a ação monitória é reconhecidamente um processo de conhecimento, não propriamente de execução.

Caso o autor tenha uma prova escrita com eficácia de título executivo, como um contrato devidamente assinado ou uma sentença judicial, cabe a execução judicial. Assim, a ação monitória é reconhecidamente um processo de conhecimento, não propriamente de execução.

O que é uma ação de execução?

A denominada Ação de Execução é a iniciativa, promovida pelo credor, através de atos processuais legais, para exigência do cumprimento forçado de um direito reconhecido pela legislação vigente ou por decisão judicial.

O que é uma ação monitória?

A ação monitória possibilita que o credor, munido de prova escrita sem eficácia de título executivo, pleiteie a condenação do devedor: (i) ao pagamento de quantia em dinheiro; (ii) à entrega de coisa fungível ou infungível, de bem móvel ou imóvel[1]; ou (iii) ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer (art.

Em que casos cabe ação monitória?

A ação monitória é cabível por quem detém prova escrita, mas sem eficácia executiva, nas situações: para exigir do devedor o pagamento de quantia em dinheiro; a entrega de coisa fungível ou infungível; entrega de um bem móvel ou imóvel; e o adimplemento de obrigação de fazer ou não fazer.

Pode pedir penhora em ação monitória?

No caso da Ação Monitória, a sentença constituirá título executivo judicial, fundamento para o Cumprimento de Sentença (artigos 513/536, do CPC). O artigo 835 do mesmo diploma trata especificamente da ordem de preferência da penhora.

Quando é cabível ação de execução?

A ação de execução é promovida pelo credor de um direito, que exige do devedor o cumprimento forçado do que foi, anteriormente, definido por lei, contrato ou decisão judicial e não foi cumprido voluntariamente.

Quando entrar com ação de cobrança ou monitoria?

Quando a ação monitória pode ser aplicada? Para que esta ação possa ser proposta, é preciso comprovar a existência da dívida ou da obrigação por meio de uma prova escrita, sem eficácia de título executivo (desde que a prova usada esteja em conformidade com o artigo 700 do Novo CPC).

Quando a monitoria vira execução?

700, ele expedirá o mandado monitório fixando prazo de 15 (quinze) dias para que o réu pague os valores. Nessa hipótese, efetuando o réu o pagamento, no prazo estipulado, nota-se que a ação monitória terá tido eficácia de ação executiva.

Qual é o objetivo do processo de execução?

Basicamente, o objetivo de um processo de execução é obter o cumprimento de uma obrigação consubstanciada em um título executivo.

Quais as espécies de ação de execução?

Execução por expropriação a execução por quantia certa. Execução por desapossamento e execução para entrega da coisa. Execução por transformação e execução de obrigações de fazer e não fazer.

O que não pode ser objeto de ação monitória?

OBJETO DA AÇÃO MONITÓRIA
Não poderá ser pedida quantia incerta, na pendência de liquidação anterior, pois a ação monitória deve ser instaurada por meio de mandado de pagamento a ser expedido com base na prova da inicial, não havendo estágio ulterior em que se possa liquidar o valor devido.

O que é uma ação de execução de título extrajudicial?

A Execução de Título Extrajudicial é uma modalidade de ação para que aquele que detém o crédito (credor) cobre daquele que deve (devedor) alguma quantia referente à um título executivo específico, que deve constar no rol taxativo constante no Código de Processo Civil.

Qual a natureza jurídica da ação monitória?

A natureza jurídica da Ação Monitória, conforme destaca Nelson Nery Júnior e Rosa Maria de Andrade Nery[1] “é ação de conhecimento, condenatória, com procedimento especial, de cognição sumária e execução sem título.”

Qual a defesa contra ação monitória?

Qual é a forma de defesa na ação monitória? Conforme foi explicado no artigo, para o réu se defender de uma ação monitória, ele deve opor os embargos monitórios. Os embargos monitórios se constituem em um meio de defesa que o réu pode utilizar para se defender em uma ação monitória.

Qual é o instrumento utilizado pelo réu para se defender de uma ação monitória?

DOS EMBARGOS À MONITÓRIA
Ao contrário do que pode-se pensar, como já mencionado, a defesa do réu no caso da ação monitória é promovido mediante embargos e não por contestação, tendo o prazo de 15 (quinze) dias para interposição, consoante o art. 1.102b do Código de Processo Civil.

Qual o valor da causa de uma ação monitória?

– Nos termos do disposto no art. 259 , I , do CPC , quando se tratar de litígio que tenha por objeto a cobrança de dívida, o valor da causa será o valor do principal, da pena e dos juros vencidos até a propositura da ação.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Qual é a vitamina que contém probióticos?

Ao ser associada aos probióticos presentes na região intestinal, a vitamina D é capaz de aumentar a colonização de microrganismos ali presentes, e consequentemente, modular a microbiota intestinal para o combate de doenças que afetam a saúde digestiva.

Quanto tempo o corpo começa a emagrecer?

Geralmente a fase ativa da perda de peso ocorre nos primeiros 3 a 4 meses de uma mudança de hábitos, em que o objetivo deveria ser reduzir em torno de 10% do peso corporal. Depois, geralmente, há a estabilização do peso, também chamado de platô.

O que é patrimônio cultural religioso?

O patrimônio religioso constitui nas formas de expressão da fé e podem ser festas, cantos, orações, etc. Em Goiás, a Festa do Divino Espírito Santo, em Pirenópolis, é considerada patrimônio imaterial, pois forma parte da memória da cidade e reúne manifestações artísticas como dança, cantos e culinária local.

Jardins internos requerem cuidados especiais, pois estão em

Resposta para a questão:
Jardins internos requerem cuidados especiais, pois estão em áreas fechadas sem a presença de sol pleno. Um jardim interno, onde as flores não se desenvolvem, pode ser recuperado. Qual seria a opção mais econômica? A. Trocar as plantas por novas. B. Utilizar lâmpadas de vapor metálico. C. Mudar o jardim de local para receber luz do sol. D. Utilizar lâmpadas de vapor de sódio. E. Utilizar lâmpadas incandescentes.

Quais sobrenomes tem direito à cidadania portuguesa?

Na verdade, não existe uma lista oficial que indique quais sobrenomes têm direito à cidadania portuguesa. Mas o fato de possuir um sobrenome com origem em Portugal pode ser um sinal de que você tenha possibilidade de pedir a nacionalidade portuguesa por descendência – isto é, por descender de um cidadão português.