Logo a seguir aprendemos o sinal da subtração, vulgarmente chamado de sinal “menos”, que tem uma origem menos clara. Existem duas teorias: a primeira remonta ao Antigo Egito, onde o “-” era um símbolo hierático, isto é, utilizado pelo sacerdócio como abreviatura dos hieróglifos.

Qual e a origem da adição?

Inicialmente o sinal de adição não era utilizado em operações algébricas e sim na matemática financeira. Era utilizado para representar o excesso em operações comerciais. Era representado pela letra “p” que era a letra inicial da palavra em latim “plus” que significa “está em excesso”.

Qual e a ideia da subtração?

A subtração associa-se às ideias de tirar, comparar e completar.

Qual é a importância da subtração?

Utilizamos a subtração em várias situações que envolvem números. No cotidiano, por exemplo, utilizamos essa operação para calcular a diferença entre idades, valores, quantidades, entre outros. Existem propriedades importantes na subtração, além da existência de um elemento neutro.

Qual é o primeiro termo da subtração?

São termos da subtração o minuendo e o subtraendo. Minuendo é a parte original, inteira, e o subtraendo é a porção que se retira.

Qual foi a primeira conta de matemática do mundo?

No mundo ocidental, a Matemática tem sua origem no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Ambos os impérios desenvolveram um sistema de contagem e medição a fim de poder cobrar impostos dos seus súditos, organizar o plantio e a colheita, construir edificações, entre outras funções.

Como surgiu os sinais de adição e subtração?

No século XV, os sinais + e – eram usados para representar excessos e deficit em mercados diversos. No início do século seguinte, havia obras em que esses sinais eram utilizados para adição e subtração, especialmente por Robert Recorde a partir do ano de 1557.

Qual e o inverso da subtração?

Observando o exemplo, podemos entender que a subtração é a operação inversa da adição e que a adição é a operação inversa da subtração.

O que significa adição e subtração?

A ADIÇÃO pode ser entendida como a soma de um NÚMERO POSITIVO com outro NÚMERO POSITIVO (Ex: 2+2 = 4; 5,5 + 5,5 = 11); ou de um NÚMERO NEGATIVO com outro NÚMERO NEGATIVO. Ex: (-5) + (-5) = -10; -6 + -6 = -12. A subtração, por sua vez, ocorre quando um número NEGATIVO é somado com um número POSITIVO.

Quem foi que inventou a multiplicação?

Pitágoras, filósofo e matemático grego do século VI a.C., criou uma tabela que permite efetuar as operações de multiplicação da tabuada tradicional. O Museu do Cairo guarda um exemplar da invenção, escrita numa tábua de argila. Seria, por assim dizer, a trisavó da calculadora eletrônica.

Quais são as propriedades existentes na subtração?

Sinais iguais: soma e conserva o sinal. Sinais diferentes: subtrai e conserva o sinal do maior número (maior módulo).

Quais são as três ideias de subtração?

A subtração é uma operação matemática ligada a situações que envolvem as ideias de tirar (subtrair), completar ou comparar.

Qual é a propriedade fundamental da subtração?

subtraendo + diferença = minuendo
Ao aplicar a soma do subtraendo com a diferença, obtemos o valor do minuendo como resposta.

Quais são os quatro termos da subtração?

Subtração: 7 – 3 = 4 (7: minuendo; 3: subtraendo; 4: resto ou diferença)

O que significa subtrair é diminuir?

O que é Diminuir:
Abrandar, enfraquecer, rebaixar. Na matemática, é subtrair um número de outro, subtração.

O que é subtraendo na matemática?

Número que se subtrai de outro numa subtração. [F.: Do lat. subtrahendus, a, um.] s. m. || (aritm.) o segundo termo de uma subtração.

O que e o algoritmo da subtração?

O algoritmo da subtração é composto por aditivo (valor ao qual vamos retirar outro valor), subtrativo (valor que vai ser retirado) e resto, excesso ou diferença (resultado da subtração).

Share.