Qual a sequência da desenergização?
Isso inclui a realização de uma sequência de procedimentos específicos, como desligar a fonte de energia, isolar o equipamento, verificar a ausência de tensão, descarregar eventuais energias residuais e aplicar dispositivos de bloqueio e etiquetagem para evitar a reenergização acidental.
Qual a sequência correta de desenergização?
- Seccionamento. …
- Impedimento de reenergização. …
- Desenergização: constatação da ausência de tensão. …
- Desenergização: Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. …
- Desenergização: Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.
Qual a sequência de desenergização NR-10?
- Seccionamento;
- Impedimento de reenergização;
- Constatação da ausência de tensão;
- Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;
- Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada;
O que é uma desenergização conforme o item 105 1 da NR-10?
A desenergização é um conjunto de ações coordenadas entre si, seqüenciadas e controladas, destinadas a garantir a efetiva ausência de tensão no circuito, trecho ou ponto de trabalho, durante todo o tempo de intervenção e sob controle dos trabalhadores envolvidos.
Qual o quinto passo em processo de Desernegização?
- Passo 1: Avaliação de riscos. …
- Passo 2: Isolamento de energia. …
- Passo 3: Verificação de ausência de energia. …
- Passo 4: Bloqueio e etiquetagem. …
- Passo 5: Teste de liberação de energia residual.
DESENERGIZAÇÃO SEGUNDO A NORMA NR-10
Qual é a quarta etapa da sequência de desenergização?
4ª Instalação de aterramento temporário (instalação de um condutor, primeiramente conectado a uma haste no terra, posteriormente nas garras de aterramento fase); 5ª Proteção dos elementos energizados (isolamento do local apenas para pessoal autorizado);
Em que item da NR 10 consta o passo a passo do processo de desenergização correta de circuitos e equipamentos?
A desenergização elétrica deve ser realizada conforme preconiza o item 10.5 da NR 10 por pessoal devidamente autorizado para realizar o trabalho. Lembre-se que desenergização é um procedimento em etapas e não somente “desligar” o circuito ao qual se deseja trabalhar.
Quais são os 6 passos da desenergização?
- Seccionamento. …
- Impedimento de reenergização. …
- Constatação da ausência de tensão. …
- Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. …
- Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.
Qual o procedimento para desenergização de um circuito elétrico Segundo a NR 10 selecione a alternativa correta?
Seccionamento. Nesse primeiro passo é feito o seccionamento da instalação, ou seja, o desligamento, interrompendo o fluxo de eletricidade. De acordo com a NR-10, apenas o local onde será realizado o trabalho deve ser seccionado.
Qual é a ordem correta do procedimento de reenergização descrito no item 105 2 da Norma?
10.5.2 O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando a seqüência de procedimentos abaixo: a) retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos; b) retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de …
Qual a sequência das fases em que a NR 10 se aplica?
10.1.2 da NR10 – (http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR10.pdf) Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando- …
Quanto à nr-10 é correto afirmar que?
qualquer engenheiro eletricista formado por uma instituição reconhecida pelo Sistema Oficial de Ensino será considerado um trabalhador capacitado e habilitado, ainda que não possua registro no competente conselho de classe.
Quais são os 3 tipos de zonas de controle na NR 10?
Considerando a análise referente às distâncias estabelecidas pela NR-10, podemos afirmar que além das Zr – Zona de risco, ZC – Zona controlada e Zl – Zona livre, é necessário calcular uma outra distância para se definir o limite de proteção ao risco de arco elétrico.
Qual é o nível mínimo de tensão a que se aplica à NR 10?
Baixa tensão — BT
Outra classificação da NR-10 é a baixa tensão. Neste ponto, a tensão está entre 50 volts e 1.000 volts para corrente alternada e entre 120 volts e 1.500 volts para corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Qual o nível mínimo de tensão a que se aplica à NR 10 o que é alta tensão para a NR 10?
Revisão da NR10
Hoje todas as instalações que sejam acima de 1000 Volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua são consideradas alta tensão, enquanto correntes abaixo de 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua são denominados de tensão de segurança ou extra baixa tensão.
O que estabelece a Norma Regulamentadora 10?
A NR-10 estabelece os requisitos e condições mínimas aos profissionais que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Essa norma objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
Onde a NR 10 deve ser aplicada?
10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes …
Quais as faixas de tensão Segundo a NR 10?
Segundo a NR 10, é obrigatória a classificação para destinar algumas medidas de segurança. Tensão de segurança: extra-baixa tensão que tenha origem em uma base segura; Extra-Baixa Tensão (EBT): tensão menor que 50 Volts, para corrente alternada, ou menor que 120 Volts para corrente contínua.
Em que condições as instalações elétricas energizadas podem ser desligadas Segundo a NR 10?
As operações elementares como ligar e desligar circuitos elétricos energizados podem ser realizadas por qualquer pessoa não advertida. II. Instalações elétricas desligadas são aquelas que estão seccionadas, impedidas de reenergizarem, com ausência de tensão constatada e aterradas. III.
O que é Desenergizacao?
O que é a desenergização? Esse é o procedimento realizado para a supressão da instalação. Ele pode ser definido como um conjunto de ações coordenadas, controladas e sequenciadas que se destinam à garantia da ausência total de tensão no circuito — devendo este estar sob controle durante todo o tempo de trabalho.
O que é desenergizado?
Retirar a energia ou o carácter enérgico.
Qual a sequência correta que deve ser observada para reenergização das instalações elétricas?
💡 1 Resposta. A sequência correta que deve ser observada para desenergização das instalações elétricas é a alternativa “a) Sinalização, seccionamento, impedimento de reenergização, constatação de ausência de tensão, instalação de aterramento temporário, proteção dos elementos energizados.”
Qual a diferença entre um circuito desligado é um desenergizado?
Instalação desligada: Estado/status momentâneo (pode ser alterado para ligado a qualquer momento). Instalação desenergizada: Estado de falta de energia, com garantia de impedimento de reenergização e atendendo o item 10.5.1 da NR-10.
Quando não for possível a desenergização?
quando não for possível a desenergização, as intervenções poderão ser realizadas em instalações elétricas energizadas por qualquer engenheiro de segurança do trabalho.
Como desenergizar uma subestação?
Desenergização de subestações
O procedimento deve começar primeiro abrindo o disjuntor de baixa tensão tirando a carga do sistema, depois abrindo o disjuntor de média tensão para retirar a carga do transformador. Após seccionar o sistema com carga abriremos as chaves seccionadoras do circuito.