Qual é a diferença entre polissemia e conotação?

A mesma palavra pode ter vários significados, por isso é polissémica. Desses significados, uns são denotativos, outros, conotativos.

A mesma palavra pode ter vários significados, por isso é polissémica. Desses significados, uns são denotativos, outros, conotativos.

Como identificar a polissemia?

A polissemia ocorre quando uma mesma palavra possui mais de um significado. Um exemplo de polissemia é o termo “tênis”, que pode ser um calçado ou um jogo.

Qual é a diferença entre denotação e conotação?

São os sentidos conotativo e denotativo. A conotação se refere aos sentidos, associações e ideias que vão além do sentido original da palavra. Já a denotação, se refere ao significado mais objetivo e comum de um termo.

Como identificar conotação?

Quando uma mensagem está em sentido literal, ou seja, de acordo com o significado do dicionário, ela é chamada de denotativa. Por outro lado, se uma mensagem possui um sentido mais subjetivo e figurado, dizemos que ela é conotativa.

Qual o sinônimo de conotação?

1 sentido, significação, acepção, conceito, conteúdo, implicação. Em linguística: 2 sentido figurado, sentido abstrato, sentido simbólico, sentido alegórico.

Qual o sinônimo de polissemia?

2 sinônimos de polissêmica para 1 sentido da palavra polissêmica: Que apresenta várias significações: 1 multívoca, plurívoca.

Qual a função da polissemia?

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

Para que serve a polissemia?

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

Quais tipos de polissemia?

Lista de palavras Polissêmicas

  • Vela: o ato de velar ou a vela de acender.
  • Boca: fiquei de boca aberta ou a boca do corpo humano.
  • Letra: grafia, alfabeto.
  • Dama: origem do francês dame. …
  • Cabeça: origem do latim capitia. …
  • Banco: origem do germânico Banki. …
  • Gato(a): origem do latim Cattus.

Qual a diferença entre sinonímia é polissemia?

Sinonímia e Antonímia: estuda palavras que são sinônimas e antônimos; Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.

O que é uma pessoa polissemia?

A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa “muitos”, enquanto sema refere-se ao “significado”. Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.

Quais são as frases conotativo?

Uma palavra é usada no sentido conotativo quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece.

Exemplos com sentido conotativo

  • Você é o meu sol!
  • Minha vida é um mar de tristezas.
  • Você tem um coração de pedra!

O que é o que é linguagem conotativa?

CONOTAÇÃO, “sentido conotativo, sentido figurado” é a linguagem que utiliza as palavras, expandindo o significado literal, pois emprega um novo sentido, incomum, circunstancial, o qual depende do contexto em que estão inseridas.

O que é denotação é um exemplo?

Sendo assim, podemos afirmar que a denotação é o sentido exato da palavra, não dando margem a outras interpretações. Exemplos: O leão é um mamífero. Já li esta notícia na revista.

Qual o antônimo de conotação?

O contrário de conotação é: 1. independência.

O que é ter conotação?

Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.

Como fazer uma frase no sentido conotativo?

Conotação: Carlos comeu bola na prova de química. Basicamente, na primeira frase a palavra “bola” é utilizada com o mesmo sentido que possui no dicionário, logo, está em sentido denotativo. Na segunda frase, contudo, a palavra “bola” é utilizada em um sentido figurado, o “comer bola” refere-se a cometer erros.

Qual é o oposto da polissemia?

A polissemia constitui uma propriedade básica das unidades léxicas e um elemento estrutural da linguagem. O oposto da polissemia é a monossemia, quando uma palavra assume apenas um significado.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Qual é o certo cor laranja ou alaranjado?

Laranja é tanto o nome de uma cor, quanto de uma fruta. Já a palavra alaranjado é utilizada para aquilo que é ou que tente a cor laranja (cor semelhante à cor laranja), ou que tem gosto da fruta chamada laranja.

Qual o valor de 1 unidade?

O nosso sistema de numeração é o decimal de base 10, ou seja, esse sistema de numeração utiliza 10 algarismos diferentes para representar todos os números.

Qual oração para afastar inveja?

Vem, Espírito Santo, abrir meus olhos para as riquezas que possuo. Vem, Espírito Santo de Deus, blindar-me com Teu poder para me proteger contra os invejosos, que querem prejudicar a mim e a meus familiares. Eu renuncio toda inveja em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Como pedir uma resposta para o universo?

A resposta é simples: sintonize-se novamente com o Universo. Volte-se à sua prática de oração e às suas meditações para se concentrar mais uma vez. Nós não devemos usar o sinal do Universo como forma de manipular ou controlar um resultado ou para sentir uma sensação de certeza quando estamos desconfortáveis.