Qual é a regência do verbo esquecer?

Quando se apresentam nas formas pronominais, os verbos "esquecer e lembrar" são transitivos indiretos, pedindo a preposição "de". Exemplos: "Com a pressa de sair de casa, eu me esqueci do fogão ligado."

Quando se apresentam nas formas pronominais, os verbos “esquecer e lembrar” são transitivos indiretos, pedindo a preposição “de”. Exemplos: “Com a pressa de sair de casa, eu me esqueci do fogão ligado.”

Qual é o adjetivo de esquecer?

esquecido (adjetivo) –

Qual é o derivado de esquecer?

Esquecemo é uma palavra derivada de esquecer.

Quais são os tipos de regência?

A regência pode ser classificada em regência verbal ou regência nominal, conforme a natureza do termo regente:

  • Na regência verbal o termo regente é um verbo;
  • Na regência nominal o termo regente é um nome.

O que é um verbo transitivo direto e indireto?

Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.

O que é regência nominal e exemplos?

Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.

Qual é o nome da regência?

Regência nominal é a relação sintática entre o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e seus complementos. Nessa relação, o nome é o termo regente; já os complementos são os termos regidos. Regência verbal é a relação sintática entre o verbo e seus complementos.

Qual é o significado de esquecer?

1. Fazer com que (alguma coisa) saia da lembrança (própria ou alheia). 2. Pôr em esquecimento; desprezar; omitir.

Como escreve a palavra esquece?

Esquece vem do verbo esquecer. O mesmo que: deslembra, olvida, desmemoria, omite.

Qual é o radical de esquecer?

O verbo esquecer tem -e- aberto (idêntico ao -e- de pé) na última vogal do radical (esquec-) do infinitivo.

Como se escreve esqueci ou esquece?

Certo: Há duas formas: Eu me esqueci da reunião. Ou Eu esqueci a reunião. Por quê? O verbo esquecer só é usado com a preposição de (de – da – do) quando vier acompanhado de um pronome oblíquo (me, te, se, nos, vos).

Qual a classe gramatical de ex?

substantivo masculino e feminino Pessoa com quem se manteve um relacionamento amoroso ou afetivo: sou amiga do meu ex.

Como aprender regência?

Estudar regência envolve vários outros tópicos, como transitividade verbal e uso de pronomes oblíquos que exercem função de objeto. Procure estar atento à matéria, inclusive quando estiver lendo sobre outros temas. Você vai perceber como a regência constrói uma linha coerente entre as palavras no texto.

Como é a regência dos verbos transitivos diretos?

Os verbos transitivos diretos não necessitam de preposição para estabelecer regência verbal com o objeto direto. O objeto direto responde principalmente às perguntas o quê? e quem?, indicando assim o elemento que sofre a ação verbal.

Qual é a regência do verbo gostar na frase?

No sentido de achar bom, ter afeição, aprovar, “Gostar” é Transitivo Indireto e exige a preposição de: Gosto de maçã. Gosto muito de você.

O que é o objeto indireto?

O objeto indireto é um termo integrante da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo indireto.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Que fruta é boa para desinchar a barriga?

Melancia, melão, abacaxi e pera são exemplos de frutas benéficas para quem quer desinchar, pois são ricas em potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água. Juntas, essas substâncias aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais.

O que passa na cabeça de um homem de 50 anos?

O homem, ao chegar aos 50, pode perder o interesse em completar projetos que antes o entusiasmavam. Ainda, pode ter a sensação de ser incapaz de gerar novas ideias e estar menos disposto a competir com outros homens. Além disso, não é rara uma queda circunstancial nos níveis de autoconfiança, dinamismo, etc.