Qual é o sinônimo de pleonasmo?

1 redundância, repetição, tautologia, perissologia. Exagero de palavras para expressar algo: 2 perífrase, circunlóquio, rodeio, circunlocução, verborragia, logorreia.

1 redundância, repetição, tautologia, perissologia. Exagero de palavras para expressar algo: 2 perífrase, circunlóquio, rodeio, circunlocução, verborragia, logorreia.

Qual é o sinônimo de continue?

Ter seguimento: 1 siga, prossiga, avance, recomece, retome, progrida, suceda, sobrevenha. Permanecer sem alterações: 2 permaneça, fique, pare, estacione, estaque, empaque.

O que é pleonasmo 5 exemplos?

Observe, nos exemplos, como os termos grifados exprimem a mesma coisa, criando um efeito proposital: “E rir meu riso e derramar meu pranto” (Vinícius de Morais) “Me sorri um sorriso pontual” (Chico Buarque) “E ali dançaram tanta dança que a vizinhança toda despertou” (Chico Buarque)

Como usar o pleonasmo?

O pleonasmo é um recurso linguístico que utiliza a repetição de um termo ou de uma ideia para dar maior ênfase ou clareza.

Pleonasmo vicioso ou redundância

  1. Eu subi lá em cima para ver o que ela queria.
  2. Ele era o principal protagonista da história.
  3. Entrou num ciclo vicioso do qual não conseguia sair.

Qual o sinônimo de prolixo?

1 eloquente, difusivo, difuso, facundo, falador, loquaz, palavroso, palrador, pleonástico, profuso, redundante, tagarela, verborrágico, verborreico, verboso.

O que é a prolixidade?

A prolixidade é um problema que compromete a escrita. Mas o que vem a ser um texto prolixo? A tendência deste tipo de produção é abusar da escrita, da prorrogação desnecessária do discurso, é a superabundância de argumentos e de palavras. Isso não é bom, pois o texto fica confuso, monótono, entediante.

O que significa a palavra supérflua?

1 Que ou o que é mais do que suficiente, que é mais do que se precisa. 2 por ext Que ou o que é desnecessário, redundante.

Qual é o sinônimo de perpetuar?

1 manter-se, assistir, atravessar, continuar, durar, persistir, ficar, permanecer, restar, estar, perdurar, conservar-se.

Qual o sinônimo de Precisa?

1 têm de, têm que, são obrigados a, têm necessidade de, devem, necessitam, carecem. Indicam com precisão: 2 indicam, determinam, definem, apontam, discriminam, especificam, pormenorizam, explicitam, particularizam.

Qual é o sinônimo de quanto?

1 que quantidade de, que total de, que número de.

É errado falar pleonasmo?

Há quem condene incondicionalmente o pleonasmo, o que não está certo. O pleonasmo é uma figura de sintaxe que não raro convém empregar como reforço para se conseguir vigor, expressividade mais intensa, maior clareza e para impressionar mais fortemente o receptor.

Qual é a diferença entre anáfora é pleonasmo?

Resumo sobre as figuras de construção ou sintaxe
Anáfora é a repetição de um ou mais termos no início de versos ou frases. Pleonasmo é a repetição intencional com o objetivo de enfatizar uma ideia. Anacoluto é a falta de conexão sintática entre o início da frase e a sequência de ideias.

Qual é a diferença entre pleonasmo é redundância?

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.

O que é um pleonasmo Cite 5 exemplos com aplicações em frases?

Exemplos de pleonasmo literário

  • “Chovia uma triste chuva de resignação” (Manuel Bandeira)
  • “Ó mar salgado, quanto do teu sal/ São lágrimas de Portugal!” ( Fernando Pessoa)
  • “Morrerás morte vil na mão de um forte.” ( …
  • “E rir meu riso e derramar meu pranto” (Vinicius de Morais)
  • “Me sorri um sorriso pontual” (Chico Buarque)

Vai vir é pleonasmo?

Não há nenhuma ocorrência de «vou ir» no padrão do português europeu. Não podemos concluir, todavia, que tal se dá por estarmos em face de um pleonasmo: vou indo não é rejeitado como sendo um pleonasmo, da mesma maneira que vou vir não é sentido como uma contradição.

Qual a diferença entre pleonasmo vicioso e literário?

Existem dois tipos de pleonasmos: pleonasmo literário e pleonasmo vicioso. O pleonasmo literário é utilizado para destacar uma ideia, sendo muito encontrado na linguagem literária. Nesse caso, o pleonasmo não é considerado erro, encaixando-se no que conhecemos como “licença poética”.

O que quer dizer a palavra eloquente?

Eloquente significa ser convincente, persuasivo e expressivo. Um indivíduo eloquente é aquele que possui a arte e o talento de convencer ou comover outras pessoas apenas falando.

O que é uma coisa difusa?

Significado de Difusa
adjetivo Que se espalha por várias ou por todas as direções possíveis; espalhada. Que se estende excessivamente num assunto; que fala muito; prolixo. Que sofre difusão; cujos raios luminosos se dispersam ou se separam, após a passagem por um meio óptico: luz difusa.

Qual o significado de verborrágico?

Trata-se de adjectivo de uso pejorativo, e significa «que pratica ou é propenso à verborréia» e «em que há verborréia». Por sua vez, verborreia (do latim verbu-, «palavra» + grego rhoía, «fluxo») é «abundância de palavras com poucas ideias; verbosidade; logorreia» (cf.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

É crime ver um crime e não denunciar?

O cidadão é ou não obrigado a notificar a ocorrência de um crime? Não. Ele pode até fazê-lo, mas não é obrigado e não sofrerá qualquer sanção se não o fizer.