Qual é o sujeito da oração trabalhar no Tribunal de Justiça e um grande desejo meu?

RESPOSTA: Letra D. 4) (TJ-SC-2010) Na oração “Trabalhar no Tribunal de Justiça é um grande desejo meu”: a) ( ) O sujeito é “trabalhar”.

RESPOSTA: Letra D. 4) (TJ-SC-2010) Na oração “Trabalhar no Tribunal de Justiça é um grande desejo meu”: a) ( ) O sujeito é “trabalhar”.

Quais são os sujeitos?

As frases podem apresentar sujeito indeterminado, sujeito inexistente ou sujeito determinado. Esse último subdivide-se, ainda, em três tipos: sujeito simples, sujeito composto e sujeito oculto.

Qual pergunta fazer para encontrar o sujeito?

Para fazer a identificação do sujeito, as perguntas quem? e o quê? devem ser feitas antes do verbo. O sujeito aparece quase sempre antes do predicado, sendo esta a ordem direta da oração.

Quem qual é o sujeito?

O pronome “quem” que representa a pessoa que pratica a ação contida no verbo é o próprio sujeito deste. Observe a seguinte frase: – João fez isso.

O que é o agente da ação?

a) Sujeito agente: é aquele que executa a ação expressa pelo verbo. Exemplos: Maria preparou o jantar para todos. João viajou para São Paulo.

O que é oração com sujeito oculto?

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem. -> Sujeito: Eu.

Qual é a função do sujeito?

O sujeito é a função sintática encarregada de informar aquele que pratica ou sofre a ação ou estado do verbo. Ele será simples quando for formado por apenas um núcleo e composto quando formado por dois ou mais núcleos.

O que é um sujeito indeterminado exemplo?

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

Quanto a espécie o sujeito de uma oração pode ser?

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações.

Qual é a palavra principal do sujeito?

Núcleo do sujeito é, portanto, a palavra principal que forma o sujeito.

Quando tem 2 sujeitos?

Quando o sujeito é composto, apresentando dois ou mais núcleos, a regra de concordância é: o verbo deverá ser apresentado no plural. Isso acontece quando os dois sujeitos são da 3. ª pessoa.

Quais os tipos de sujeito oracional?

Termo que compõe uma frase
O Sujeito é um dos termos essenciais de uma frase. Pode ser classificado em simples, composto, indeterminado, desinencial ou oculto, oracional e inexistente. Sua identificação pode ser feita pela análise sintática.

Como saber qual é o núcleo do sujeito?

O núcleo do sujeito é o elemento principal, essencial, que compõe o sujeito da oração. É o elemento ao qual o verbo faz referência, sendo formado geralmente por: substantivo: “O carro acelerou muito.” pronome: “Ela conquistou vários prêmios.”

Onde o sujeito pode aparecer na frase?

O sujeito pode ocupar diferentes posições no interior das orações, aparecendo antes, após ou no interior do predicado. Como sabemos, o sujeito e o predicado são os termos essenciais da oração.

Quem pode ser sujeito?

O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.

Como saber o sujeito e predicado da frase?

O sujeito e o predicado são dois termos essenciais da oração. O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo no enunciado. Já o predicado corresponde ao próprio enunciado feito, composto de verbo, objeto e complementos. Quando a oração apresenta sujeito, o predicado está relacionado a ele.

Como identificar o sujeito em frases interrogativas?

b) quando o sujeito é constituído pelos pronomes interrogativos quem, que, o que: O que são comédias? […] Quem eram os convidados?» Desse modo, podemos concluir que vírus, o problema e a vítima são os predicativos do sujeito nas frases em análise.

Qual o agente ou sujeito?

O sujeito (agente) que pratica o verbo expressado pelo verbo. O sujeito (paciente) que sofre a ação expressada pelo verbo. O sujeito (agente e paciente) que pratica e recebe a ação do verbo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Quem ronca não descansa?

O barulho do ronco pode causar a fragmentação do sono, impedindo que o ciclo do sono chegue às fases mais profundas, em que o descanso é maior. Outra possível causa para o ronco é a apneia do sono.

Para que serve a flexão aberta?

A flexão aberta trabalha o músculo serrátil anterior, que vai da base das escápulas até a base do peitoral. Se você aproximar as mãos e fizer a flexão fechada na próxima série, vai conseguir trabalhar os tríceps; se alinhar as palmas aos ombros e fizer o exercício normal, vai trabalhar mais o peitoral em si.

Como a Larva migrans sai do corpo?

O tratamento da larva migrans é feito com drogas antiparasitárias que tenham ação contra helmintos, como Tiabendazol, Albendazol ou Ivermectina.

O que é aumento discreto do ventrículo esquerdo?

A hipertrofia ventricular esquerda é uma dessas alterações. Trata-se de uma doença bastante comum, caracterizada pelo aumento da espessura do músculo da parede do ventrículo esquerdo, câmara do coração responsável por bombear o sangue para todo o corpo.

Como criar Caranguejo de água doce em casa?

Forre a base com materiais como cascalho, areia ou outro substrato adequado à espécie escolhida para criação. Coloque cerca de 10 cm do produto no fundo do tanque para os tipos que gostam de escavar. O ideal é ter um lado cheio de água e outro completamente seco, com algumas rochas ou areia.

Como e por qual motivo são usadas as máscaras no teatro?

Assim, a máscara era denominada de persona justamente por fazer ecoar o som da fala dos atores, ou seja, fazia personare, ecoar, ressoar. A partir de então, os atores não podiam mais pisar no palco teatral sem estarem munidos de suas máscaras, suas personas.