Qual o contrário de redundância?

O contrário de redundância é: Principais antônimos de redundância: 1. brevidade, concisão, laconismo, condensação.

O contrário de redundância é: Principais antônimos de redundância: 1. brevidade, concisão, laconismo, condensação.

Qual o contrário de repetição?

1. raro, isolado, eventual.

Como identificar redundância?

Ocorre redundância quando, numa frase, repete-se uma ideia já contida num termo anteriormente expresso. Assim, as construções redundantes são aquelas que trazem informações desnecessárias, que nada acrescentam à compreensão das mensagens.

É errado usar redundância?

A redundância ou tautologia, também chamada de “pleonasmo vicioso”, é um vício de linguagem. Ocorre, portanto, devido à desatenção do enunciador. Desse modo, diferentemente do pleonasmo de reforço ou estilístico, a redundância não possui uma intenção expressiva, e seu uso é condenado pela norma culta.

Qual a diferença entre pleonasmo é pleonasmo vicioso?

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

Qual é o sinônimo de pleonasmo?

1 redundância, repetição, tautologia, perissologia. Exagero de palavras para expressar algo: 2 perífrase, circunlóquio, rodeio, circunlocução, verborragia, logorreia.

Como evitar a redundância?

Basicamente, para evitar a redundância, basta apenas não dizer a mesma coisa duas vezes ou mais em uma mesma sentença. Não é possível “encarar” de costas ou de lado, por exemplo, então, é desnecessário dizer que alguém “encarou de frente” um problema, já que a palavra “encarar” já significa olhar de frente.

O que é um pleonasmo vicioso?

A redundância, também chamada de pleonasmo vicioso, ocorre de maneira não intencional no discurso. Porém, quando se usa um pleonasmo propositalmente para reforçar algum sentido no enunciado, trata-se de uma figura de linguagem.

Qual o contrário de frequência?

O contrário de frequência é: 1. irregularidade, inassiduidade.

O que é o oposto de frequentemente?

O contrário de frequentemente é: 1. casualmente, acidentalmente, eventualmente, excecionalmente, fortuitamente, invulgarmente.

Como substituir ao contrário?

1 ao invés de, contrariamente, de maneira oposta, de outro modo, diversamente, do lado avesso, e sim o oposto, em oposição a, longe disso, nada disso, pelo contrário.

O que é redundância e inconsistência?

A redundância existe quando a informação está armazenada, em mais do que um local. Pode aumentar desnecessariamente o espaço ocupado em disco. Se não for controlada é uma fonte potencial de inconsistência. Existe inconsistência quando um sistema de informação contém informação divergente sobre o mesmo facto.

O que é pleonasmo é um exemplo?

O pleonasmo vicioso é um vício de linguagem, é a repetição supérflua da palavra ou da ideia contida na frase. Neste caso é uma redundância desnecessária e não agrega nenhum valor ao que está sendo dito ou escrito. Veja estes exemplos: Entrar para dentro.

O que é redundância por que a redundância é ruim?

O que é uma redundância:
Na gramática, a redundância está ligada ao discurso que utiliza diferentes palavras para expressar uma mesma ideia ou raciocínio. Normalmente utilizam-se vícios de linguagem muito comuns como: subir para cima, encarar de frente, metades iguais, há anos atrás, entre outros.

O que é hipérbole é um exemplo?

Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!

O que é metonímia é um exemplo?

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

Quais são os tipos de ambiguidade?

Uma expressão ou texto ambíguo pode se apresentar de duas formas: ambiguidade estrutural e ambiguidade lexical. A estrutural provoca ambiguidade por causa da posição das palavras em um enunciado, gerando uma má compreensão do seu significado.

O que é Anafora é um exemplo?

No campo da linguística, a anáfora pode referir-se ao elemento de coesão textual, no qual ocorre a retomada de um elemento anterior no enunciado via outra expressão, evitando a repetição do termo referido. Observe: Geovana e Flávia são muito estudiosas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Quais os defeitos do signo de Aquário?

Os aquarianos podem ser teimosos e obstinados, às vezes até mesmo cegos em relação às opiniões dos outros. Eles tendem a ser perfeccionistas e críticos, o que pode afastar as pessoas. Além disso, os aquarianos podem ser impulsivos e imprevisíveis, o que pode causar problemas no relacionamento.

O que é burnout no trabalho?

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

O que significa pimenta no mundo espiritual?

Muitas culturas utilizam a pimenta como amuletos da sorte, ou seja, contra as energias negativas, afasta os maus espíritos, o mau olhado e a inveja. Pés de pimentas plantados nas portas das casas simbolizam a proteção, a sorte e a prosperidade beneficiada pela presença da planta.

Como o Sanji solta fogo?

Diable Jambe é a mais recente adição ao estilo de luta original de Sanji, onde ele aquece a perna, acrescentando um calor extremo ao impacto de seus chutes. Nesta forma, devido à alta temperatura de seus chutes, Sanji tem a capacidade de queimar seus oponentes.

Quantos comprimidos tomar para tuberculose?

O esquema básico para tratamento da tuberculose faz uso combinado de até 4 fármacos (isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol) em um único comprimido, utilizado em uma única tomada diária, preferencialmente em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).