Qual o objetivo do Dia Mundial da Infância?
O dia 21 de março foi instituído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como o Dia Mundial da Infância. A data tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças.
Qual é o objetivo de comemorar o Dia das Crianças?
Comemorar o Dia das Crianças nas escolas é promover momentos de entretenimento e homenagem a uma etapa fundamental no desenvolvimento do ser humano, que é a infância.
O que trabalhar no dia mundial da infância?
- Atividade artística. As aulas de Educação artística contribuem bastante para o desenvolvimento social, motor e emocional das crianças. …
- Brincadeiras. …
- Caça ao tesouro. …
- Dia no parque.
Qual é a importância da infância?
A importância da primeira infância
A primeira infância é um período crítico para o desenvolvimento humano, e as experiências da criança nessa fase têm um impacto duradouro em sua vida. É durante a primeira infância que os fundamentos são construídos para a saúde, aprendizado, comportamento e bem-estar ao longo da vida.
Qual o objetivo da primeira infância?
A primeira infância é o período que abrange os primeiros 6 (seis) anos completos ou 72 (setenta e dois) meses de vida da criança. São nos primeiros anos de vida que ocorrem o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além da iniciação social e afetiva.
21 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA
O que é o conceito de infância?
Segundo a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), a carta magna internacional assinada pelo Brasil em 1990, entende-se por infância o período de vida de todo indivíduo com menos de dezoito anos de idade, “salvo se, em virtude da lei que lhe seja aplicável, tenha atingido antes a maioridade”.
Quais os objetivos da educação da criança?
Seu principal objetivo é promover nos pequenos estudantes o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação.
Qual a importância da infância para a sociedade?
A infância é considerada uma fase crucial de desenvolvimento do indivíduo, tanto na estruturação da área física quanto da psíquica e cognitiva. Por isso, tudo o que for vivenciado, experimentado e estimulado nesse momento proporcionará efeitos na vida adulta da pessoa.
Qual a fase mais importante da infância?
Primeira infância: a fase mais importante do desenvolvimento infantil.
Quais são as principais características da infância?
– Infância: é a fase que vai desde o nascimento até os onze anos de idade. Ela é um período de muita aprendizagem e novidades, já que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas; começamos a falar e a andar, geralmente iniciamos os estudos, aprendemos regras e limites, etc.
Como surgiu o Dia Mundial da infância?
Foi o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que instituiu o Dia Mundial da Infância, comemorado na data de 21 de março. A homenagem tem como principal objetivo promover uma reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças em todos os âmbitos.
Como é a infância hoje em Dia?
Na Contemporaneidade, a concepção de infância passa por uma ação pedagógica que considera a criança como um ser social. Nesse processo, a criança passa a ser vista como um indivíduo que tem necessidades como um sujeito histórico e de direitos, ou seja, ela passa a ser vista como um ser total, completo e indivisível.
Qual é o direito mais importante de uma criança?
A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados . – A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre da algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular .
Qual habilidade para trabalhar o Dia das Crianças?
A habilidade EF01HI08 consiste em: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
Porque comemorar o Dia das Crianças na escola?
Isso contribui para o desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças. É notório que as crianças aprendem melhor quando se divertem. As atividades e brincadeiras do Dia das Crianças podem ser projetadas de forma a transmitir conhecimento de maneira lúdica e envolvente.
O que fazer para o Dia das Crianças na escola?
- 1 – Caça ao tesouro. Essa brincadeira faz sucesso no Dia das Crianças! …
- 2 – Atividades manuais. Que tal organizar atividades manuais para a data? …
- 3 – Piquenique. …
- 4 – Aula na cozinha. …
- 5 – Decoração especial. …
- 6 – Doação de brinquedos. …
- 7 – Lembrancinhas de Dia das Crianças.
Quais são as 3 Infancias?
Fase da Primeira Infância Do nascimento até os 4 anos de idade. Fase Pré-escolar (período edipiano) Abrange dos 4 aos 6 anos de idade. Fase da Segunda Infância (período de latência) Dos 6 anos até a puberdade. Fase da Adolescência (da puberdade até a idade adulta) Dos 10 até os 18 anos.
Quais são as quatro fases da infância?
Jean Piaget foi um psicólogo e biólogo suíço, nascido na década de 1890, que dedicou-se ao conhecimento sobre o desenvolvimento cognitivo infantil. Piaget dividiu as fases do desenvolvimento infantil em 4: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
O que diz o ECA sobre a primeira infância?
Art. 2º. Para os efeitos desta Lei, considera-se primeira infância o período que abrange os primeiros 6 (seis) anos completos ou 72 (setenta e dois) meses de vida da criança.
O que é importante para o desenvolvimento infantil?
As brincadeiras são de extrema importância para a realização de conexões de neurônios, desenvolvimento da cognição, aprendizado e interação social. A criança que brinca constantemente, consegue aprender a responder aos estímulos de forma cada vezes mais rápida e estabelecer contato com o mundo.
Quais são os 5 princípios básicos da Educação Infantil?
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
Quais são os 7 eixos da Educação Infantil?
- Artes Visuais. Um dos eixos da Educação da Infantil é o trabalho com as Artes Visuais. …
- Música. …
- Movimento. …
- Matemática. …
- Linguagem oral e escrita. …
- Natureza e sociedade.
O que deve ser ensinado na Educação Infantil?
É na educação infantil que as crianças começam a aprender a apreciação e a expressão artística, ambas muito importantes para o desenvolvimento psicológico, motor e social. Várias escolas incluem aulas de música, dança e artes visuais em seu currículo, o que aumenta o repertório cultural dos pequenos.
Como resumir a infância?
A infância é definida como um período único e especial do desenvolvimento humano, no qual a criança tem o direito de brincar, aprender e ser protegida dos perigos e responsabilidades da vida adulta. Trata-se de um conceito humanista, construído no período que vai da idade moderna até meados do século XX.
O que é a cultura da infância?
Cultura Infância é tudo que é produzido para e pelas crianças, desde jogos, brincadeiras e comportamentos, reconhecendo nelas a autonomia de criação de sua própria cultura.