Qual regência nominal está empregada incorretamente o benefício está acessível?

>> certo - o adjetivo "acessível" rege preposição "a" (quem está acessível... está acessível A alguma coisa).

>> certo – o adjetivo “acessível” rege preposição “a” (quem está acessível… está acessível A alguma coisa).

Para que a regência da palavra acessível esteja correta é necessário substituir a preposição para pela preposição?

“Acessível” é o nome que desempenha a função de termo regente na frase acima. O termo regente sempre requer um complemento para que seu sentido seja completo. Neste caso, como o termo regente é um nome, o complemento obrigatoriamente deve ter preposição.

Quais são os tipos de regência nominal?

Regência Nominal é a maneira de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio) relacionar-se com seus complementos.

Exemplo de regência de alguns nomes:

  • Tenha “amor a” seus livros.
  • Meu “amor pelos” animais me conforta.
  • Cultivemos o “amor da” família.
  • O amor “para com” a Pátria.

Como identificar um erro de regência verbal?

Erros de regência verbal
(Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.

O que é regência nominal de exemplo?

Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.

O que é nominal e exemplos?

O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição. Vejamos este exemplo de complemento nominal: Eu tenho medo de filme de terror. Note como “filme de terror” completa o significado do substantivo “medo”.

Quais são as preposições da regência nominal?

As preposições mais utilizadas na regência nominal são, também: a, de, com, em, para, por. Preposição a: anterior a, contrário a, equivalente a,… Preposição de: capaz de, digno de, incapaz de,… Preposição com: impaciente com, cuidadoso com, descontente com,…

Quanto ao conceito de regência nominal assinale a alternativa incorreta?

Regência Nominal é a maneira de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio) relacionar-se com seus complementos. Em geral, a relação entre o nome e o seu complemento é estabelecida por preposição. Resposta: acho letra D.

Quanto a regência do verbo assistir Assinale a alternativa correta considerando a norma padrão?

Quanto à regência do verbo “assistir”, assinale a alternativa correta, considerando a norma-padrão. A regência encontra-se correta, pois, por se tratar de verbo transitivo direto, “assistir” não rege preposição.

O que é regência correta?

Regência, tanto a regência verbal como a regência nominal, é o processo em que um termo determinante rege outro determinado a ele, estabelecendo relação de subordinação entre os dois. A marca de subordinação costuma dar-se pela preposição que liga um termo ao outro ou pela ausência dela.

Qual a regência nominal na frase?

Regência nominal é a relação sintática entre o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e seus complementos. Nessa relação, o nome é o termo regente; já os complementos são os termos regidos. Regência verbal é a relação sintática entre o verbo e seus complementos.

Qual foi o tipo de regência?

Existem dois tipos de regência: nominal e verbal. Mas antes de vermos as especificidades de cada uma delas é super importante entendermos o que é termo regido e termo regente. Chamamos de termo regido aquela palavra que depende de outra para ter algum sentido.

Quando ocorre a regência verbal?

Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado. Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto).

Quando a regência verbal está errada?

A regência verbal é a relação que o verbo mantém com os termos que o complementam (os objetos direto e indireto) e/ou que o caracterizam (adjuntos adverbiais). A maneira mais fácil de achar a frase que apresenta a regência errada é analisar se a presença ou ausência de preposição é adequada à oração analisada.

Qual é a regência do verbo esquecer?

Quando se apresentam nas formas pronominais, os verbos “esquecer e lembrar” são transitivos indiretos, pedindo a preposição “de”. Exemplos: “Com a pressa de sair de casa, eu me esqueci do fogão ligado.”

Como identificar um erro gramatical?

O que são erros gramaticais

  1. Regência nominal e verbal inadequadas;
  2. concordância nominal e verbal inadequadas;
  3. acentuação inadequada;
  4. uso inadequado de coesão e coerência;
  5. erros de ortografia.

Como estudar regência nominal?

A regência nominal é a relação que existe entre um nome (adjetivo, substantivo ou advérbio) e os termos que são regidos por ele. A regência nominal sempre é mencionada por uma preposição. Para facilitar seu estudo, entenda que vários nomes apresentam o mesmo regime dos verbos a que derivam.

Qual é a característica do verbo transitivo direto?

O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.

O que caracteriza o complemento nominal de 3 exemplos demonstrando onde ele aparece?

“à humanidade” completa o sentido do substantivo “amor”, por isso é complemento nominal; “pela chuva” é agente da passiva, pois indica o que executou a ação de lavar as ruas, cujo verbo está na voz passiva “foram lavadas”; “em virtudes” completa o sentido do adjetivo “rico”, por isso é complemento nominal.

Quais são os verbos de dupla regência?

Verbos que apresentam mais de uma regência

  • ASPIRAR.
  • ASSISTIR.
  • QUERER.
  • VISAR.
  • PROCEDER.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

O que seria um cargo desejado?

Cargo desejado: citar o cargo descrito na vaga é uma forma de demonstrar que você não está enviando o mesmo currículo para várias oportunidades. Experiências relevantes para a vaga: isto demonstra que você já possui alguma afinidade com as atividades exigidas pelo cargo.

Como se chama irmão que namora irmã?

Para efeitos jurídicos, os cunhados são parentes de segundo grau com uma linha de parentesco colateral preferente. A noção de concunhado, por outro lado, é usada para designar o companheiro de alguém relativamente ao cônjuge de outra pessoa irmão ou irmã daquela.

Para que serve Puravit imune?

Seu uso auxilia, de forma prática e leve, a garantir que as crianças absorvam a quantidade diária de vitaminas necessárias para fortalecer o sistema imunológico, proporcionando um bom funcionamento do organismo e um desenvolvimento e crescimento mais saudável.

Qual parte do alumínio para fora?

“Existem dois lados, o brilhante e o não tão brilhante. Lembre-se sempre disso: lado brilhante virado para o alimento, para refletir o maior calor possível. Desta forma, [o alimento] cozinha de maneira mais eficiente”, explica o chef britânico Tom Kerridge em vídeo da BBC.

Quando a surdez é irreversível?

Quando há uma impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da orelha interna ou do nervo auditivo. Este tipo de deficiência auditiva é irreversível.

Quem é mais forte Code ou Boruto?

Code provavelmente é o personagem mais forte de Boruto atualmente e nem mesmo o ninja mais forte é capaz de detê-lo. Isso porque ele tem o Karma Branco, uma anomalia que o torna ainda mais forte que Jigen, que podia enfrentar Naruto e Sasuke ao mesmo tempo.