Quando a sefip vai acabar?

Para fins exclusivamente previdenciários, o envio da GFIP se dará até a competência 06/2021, com recolhimento através da GPS. À partir da competência 07/2021 a GFIP será substituída pela DCTFWEB, com recolhimento através do DARF. Para o FGTS não há alteração.

Quando será o fim da sefip?

É por isso que na competência outubro de 2021, o prazo de entrega recairá no dia 12 de novembro, uma Sexta-Feira.

O que vai substituir a sefip?

A guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços e Informações da Previdência Social (GFIP) passou a ser substituída pela Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

Quando o eSocial vai substituir a GFIP?

Dessa forma, a GFIP deve ser substituída para grandes empresas (grupo 1) a partir da 4ª fase do eSocial, que inicia em julho de 2018. Já para as demais empresas (grupo 2), a substituição deve iniciar em janeiro de 2019. Para os órgãos públicos, a data estimada é julho de 2019.

Não precisa mais enviar GFIP?

Depois da primeira entrega não é necessário enviar novamente, conforme Item 5 do Capítulo I do Manual da Sefip 8.4 (versão de Julho/2021). Ou seja, muitas empresas já estarão desobrigadas da GFIP a partir de Outubro/2021, amparadas pela IN RFB 2.005/2021.

O FIM DA GFIP SEFIP E A CHEGADA DEFINITIVA DO E-SOCIAL | Contábil Play

28 questões relacionadas encontradas

Quem envia eSocial precisa enviar GFIP?

Agora com a obrigatoriedade da DCTFWeb não há necessidade desse envio e todas as empresas dos grupos 1, 2 e 3 do eSocial estão dispensadas de transmitir a GFIP da competência 13, pois já apuram as contribuições previdenciárias por meio da DCTFWeb.

Não precisa mais enviar GFIP de 13o salário?

Para essas empresas a GFIP passa ser exclusiva para o FGTS e as contribuições previdenciárias são declaradas na DCTFWeb. Em resumo a GFIP 13, só tinha fins previdenciários, mas agora essas informações são declaras na DCTFWeb 13º Salário, por isso não é mais obrigatório o envio da GFIP 13.

Como gerar sefip no eSocial?

Como transmitir o arquivo pela Conectividade Social ICP
  1. Entre no site da Conectividade Social ICP com o certificado digital;
  2. Clique em Caixa Postal e depois selecione Nova Mensagem;
  3. Selecione o serviço Envio de arquivo SEFIP;
  4. Informe o Município de Arrecadação;
  5. Informe um nome para a mensagem e clique em Anexar Arquivo;

Como fica o recolhimento do FGTS no eSocial?

O recolhimento do FGTS será realizado por meio da GRFGTS (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que substituirá a GRF (Guia de Recolhimento do FGTS) e a GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS).

Quais são as obrigações que o eSocial substitui?

Quais as obrigações que o eSocial substitui?
  • CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados);
  • GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social);
  • LRE (Livro de Registro de Empregados);
  • RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
  • CTPS Digital (Carteira de Trabalho e Previdência Social);

Quando começa a Grfgts?

A GRFGTS entraria em vigor neste mês de agosto, para as empresas do 1º Grupo (pessoas jurídicas com faturamento acima de R$ 78 milhões em 2016), já para as empresas do 2º Grupo, a previsão de utilização da nova guia era a partir da competência de novembro/2019.

Como gerar a nova Grfgts?

A GRFGTS é gerada a partir das informações prestadas pelo empregador ao eSocial. O FGTS utiliza-se dos eventos de tabela, cadastro de vínculo e remuneração do trabalhador para apuração dos valores devidos. Neste Manual estão detalhadas as GRFGTS Regular (ou Mensal) e a Rescisória.

O que substitui a GPS?

O DARF vai substituir a GPS. Todo o INSS da empresa será pago através desta nova guia. A partir da competência 10/2021, cujo vencimento da guia será em 19/11/2021, o pagamento do INSS já será feito através da nova guia.

Qual o prazo para enviar a sefip do 13o salário 2021?

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS (GFIP/SEFIP)

O depósito do FGTS relativo à folha de pagamento do décimo terceiro deverá ser efetuado até o dia 7 (sete) do mês seguinte ao da competência de referência, por meio da Guia de Recolhimento do FGTS (GRF) emitida pela aplicação GFIP/SEFIP.

O que muda na sefip 2021?

Programa SEFIP é atualizado para o envio das Guias de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social-GFIP a partir de agosto de 2021.

Como fazer a sefip 2021?

Como fazer o download do SEFIP 2021
  1. Para fazer o download ou atualizar o seu SEFIP 2021 você deve ir ao site da Caixa Econômica e clicar no menu Download. …
  2. Depois de clicar no menu Download, você vai perceber que se abriu uma lista com todos os materiais que a Caixa disponibiliza para baixar.

Como fica o FGTS com a Dctfweb?

A partir da obrigatoriedade da DCTFWeb, não devem ser recolhidas em Guia da Previdência Social (GPS) as contribuições previdenciárias eventualmente geradas no Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) ou aplicativos das empresas.

Como fica a GFIP no eSocial?

Com a implantação do eSocial e a obrigatoriedade de todas as empresas ao uso do eSocial a partir de outubro de 2021, a GFIP ainda continua sendo utilizada, mas exclusivamente para o pagamento do FGTS e para fatos geradores anteriores à obrigatoriedade do eSocial. Escrituração Digital da Folha de Pagamento (eSocial).

Como gerar a sefip passo a passo?

Como gerar guias no sistema SEFIP
  1. Acesse o menu Relatórios.
  2. Abra as opções de GRF.
  3. Clique em Arquivo ICP.
  4. Selecione o arquivo que contém o protocolo de envio e clique em Abrir.
  5. Uma nova janela será aberta com a relação de empresas, clique em Imprimir Todas.

Como fazer a GFIP do 13o salário?

Para gerar o arquivo SEFIP exclusivo para 13º Salário, selecione a rotina especial para a geração do SEFIP; conforme cadastrado em seu sistema. Após, marque somente a folha de 13º Salário com data-base utilizada para o cálculo desta folha. Acesse: Menu: Relatórios / Rotinas Especiais.

Qual o prazo para enviar a sefip do 13o salário 2020?

O arquivo da GFIP/SEFIP, referente à competência 13, destinado exclusivamente à Previdência Social (INSS), deve ser transmitido via Conectividade Social, até o dia 31 de janeiro do ano seguinte ao da referida competência.

Como enviar GFIP após DCTFWeb?

Se a empresa já enviou GFIP anteriormente, não precisa mais. Basta enviar novamente o eSocial e fazer o fechamento da DCTFWeb sem movimento na competência de 10/2021 (caso seja essa a competência de início da obrigatoriedade da DCTFWeb) e depois em janeiro de cada ano.

Qual a diferença de DARF e GPS?

É o caso da guia de recolhimento dos impostos relativos à Previdência Social, chamada de DARF Previdenciário. Antes do eSocial as empresas recolhiam a Guia da Previdência Social (GPS) emitida pelo programa do SEFIP. “Agora, a partir do fechamento da folha no eSocial, as empresas deverão recolher o DARF Previdenciário.

Porque a GPS mudou?

Com o eSocial, houve mudança nas obrigações acessórias e unificação no envio de informações ao governo. Uma dessas mudanças é na guia de recolhimento das contribuições previdenciárias (INSS), que não será mais realizado pela Guia da Previdência Social (GPS) conforme feito até a competência setembro/2021.

O que é a DCTFWeb?

A DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) é uma obrigação acessória que facilita a declaração de contribuições e tributos para a Receita Federal — um envio que antes era feito por meio da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência …

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Quem faz hemodiálise não pode beber água?

Quem faz hemodiálise precisa do tratamento para retirar o excesso de água do organismo. Entre uma sessão e outra, ela poderá se acumular no corpo causando diversos problemas. Por isso é importante controlar a quantidade de líquidos ingeridos.

Como retornar ligação para número privado?

Se você recebe muitas ligações de números privados ou aqueles em que só aparece “00000”, pode contar com essa alternativa. Entre os aplicativos com essa finalidade, estão: Truecaller, disponível para Android e iOS; Whoscall, disponível para Android e iOS.

Qual o ritmo dos anos 90?

A década de 90 no Brasil foi um período em que diversos estilos e gêneros musicais começaram a ficar mais populares. Além dos artistas da MPB, as rádios reproduziam hits do pop, sertanejo, reggae, funk carioca, pagode e axé, uma mistura que desperta muito a nostalgia de quem cresceu nos anos 90.

Quais são as estratégias de Porter?

Michael Porter elenca três estratégias genéricas: custo total, diferenciação e enfoque. Quais são as três estratégias competitivas propostas por Porter?