A duração do curso varia de acordo com o nível de formação do mesmo: Cursos de graduação: mínimo de 8 semestres; Cursos de Especialização: mínimo de 360 horas; Cursos de Aperfeiçoamento: mínimo de 180 horas.
Qual a carga horária exigida pelo MEC?
a)Grupo de Carga Horária Mínima de 2.400h: Limites mínimos para integralização de 3 (três) ou 4 (quatro) anos. b)Grupo de Carga Horária Mínima de 2.700h: Limites mínimos para integralização de 3,5 (três e meio) ou 4 (quatro) anos.
Qual é a validade de um curso?
A validade do curso se refere a periodicidade que o profissional deve rever a teórica e prática. Esse período varia conforme o curso, geralmente entre 1 a 2 anos. Isso garante que o profissional se mantenha capacitado e atualizado, também para que tenha um melhor aproveitamento no trabalho.
Pode colocar curso de horas no currículo?
No preenchimento do currículo deverão constar informações básicas como o nome do curso, carga horária e nome do site. Além disso, você pode falar sobre os cursos online também no momento da entrevista.
Qual a validade de um curso online?
A lei ainda determina que os certificados desses cursos tenham o mesmo valor que dos presenciais. Logo, os cursos à distância estão previstos na lei brasileira e a validade de seu documento deve ser aceita.
Qual a carga horária de um curso livre?
Assim, os “cursos de livre organização e oferta” (ou simplesmente cursos livres) enquadram-se na categoria de educação profissional de nível básico e, embora não haja uma determinação que preveja um tempo mínimo de duração, essa modalidade costuma possuir carga horária de até 800 horas.
O que torna um certificado válido?
Sim, os certificados são válidos em qualquer instituição a partir do momento que constem todas as informações necessárias neste certificado, como datas, local e carga horária, além da possibilidade de fazer a verificação de autenticidade online.
O que precisa para um certificado ser válido?
Veja só alguns itens que são imprescindíveis para um certificado de sucesso:
- Nome completo do concluinte do curso;
- Nome do curso;
- Instituição de ensino que ministrou o curso (nome e logo);
- Carga horária do curso;
- Assinatura da instituição gestora;
- Local, data e, se relevante, validade da certificação.
Quantas horas um curso é reconhecido pelo MEC?
Cursos regulamentados
Está estabelecida a duração mínima de 160 horas, no § 1º do Art. 3º do Decreto nº 5.154/2004, alterado pelo Decreto nº 8.268/2014.
Quantas horas tem um curso de 5 anos?
d) Grupo de Carga Horária Mínima entre 3.600 e 4.000h: Limite mínimo para integralização de 5 (cinco) anos.
Qual a carga horária mínima para curso superior?
Na prática, o Ministério da Educação determina que a carga horária mínima da graduação seja de 2.400 horas e a máxima, 7.200 horas. E quando o assunto é o ensino a distância, não deve ser diferente.
Pode colocar no currículo cursos online?
Os cursos online devem estar presentes no seu currículo, principalmente aqueles que têm ligação com a vaga desejada. Esse tipo de informação é de suma importância para a escolha do recrutador.
Quem pode emitir certificado de curso livre?
Qualquer pessoa que tenha interesse em organizar um curso pode emitir um certificado. A única coisa é que, justamente por essas aulas serem livres, os certificados não são reconhecidos pelo MEC.
Quanto tempo vale um curso trancado?
O prazo total é estabelecido pela faculdade, mas, a média geral é de dois anos. Após esse período, será possível retornar à graduação e dar continuidade ao semestre seguinte ao qual parou. Caso opte por mudar de curso quando retornar, será necessário iniciar a graduação desde o início.
Como colocar curso de 20 horas no currículo?
Como colocar cursos e certificados no currículo
- Cria uma nova seção no seu currículo;
- Chame-a de “Educação complementar;”
- Informe o nome do curso;
- Coloque o nome da instituição;
- Inclua a data de formatura;
- Use 5 ou 6 bullet points para destacar o que você aprendeu.