O artigo 396 da CLT prevê que após o retorno da licença maternidade, que atualmente é de 120 dias, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais de meia hora cada um com a finalidade de amamentar o bebê, inclusive se advindo de adoção.

O que diz a lei sobre amamentação?

Portaria MEC – Portaria nº 604, de 10 de maio de 2017. Garante o direito de lactantes e lactentes à amamentação nas áreas de livre acesso ao público ou de uso coletivo nas instituições do sistema federal de ensino. Concurso público – Lei nº 13.872, de 17 de setembro de 2019.

Como conseguir mais 2 meses de licença maternidade?

Mulheres que trabalham no setor privado – qualquer que seja o ramo da empresa em questão – têm direito a 120 dias de licença maternidade. Ou seja, aproximadamente 4 meses. Isso só muda caso a empresa participe do Programa Empresa Cidadã. Nesse caso, podem ser adicionados mais 2 meses de licença-maternidade.

Como eu faço para pedir a prorrogação da licença maternidade?

Como solicitar a prorrogação do salário-maternidade? As seguradas do INSS poderão solicitar a prorrogação do salário-maternidade nos próprios serviços do órgão, pela Central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS, por exemplo. Já a segurada empregada, deverá fazer um requerimento diretamente para o seu empregador.

Quem está amamentando pode voltar a trabalhar na pandemia?

A determinação permite que quem faz parte desses grupos continuem suas atividades de forma remota, caso desejado. As lactantes podem, então, trabalhar de casa independentemente da idade da criança amamentada.

Como pedir licença amamentação?

No atestado, o médico deve comprovar que existe risco para a vida da criança e não apenas que se trata de amamentação, de modo a cumprir o que determina o artigo 343, §8º da Instrução Normativa do INSS nº 77: “Art.

Estou amamentando e tenho que voltar a trabalhar?

Algumas empresas disponibilizam aos seus funcionários sala de apoio a amamentação, que é um local destinado a mulheres, que retornam de licença maternidade e continuam amamentando seu filho. Neste local é possível ordenhar o leite materno e armazenar durante a jornada de trabalho, e após expediente levá-lo para casa.

Quem amamenta tem prioridade?

A lei teve origem em um projeto (PL 2.112/2021) do senador Jean Paul Prates (PT-RN). De acordo com o texto, são incluídas no plano gestantes, puérperas e lactantes com ou sem comorbidades. No caso das mães que amamentam, a prioridade é concedida independentemente da idade dos bebês.

Quantos meses de estabilidade depois da Licença-maternidade 2022?

Quanto tempo dura a estabilidade após licença maternidade? Esse direito contempla, no mínimo, um período de 120 dias e pode ser solicitado até 28 dias antes da data prevista para o parto.

Quem dá o atestado de aleitamento materno?

Qualquer médico pode fornecer o atestado de amamentação. O mais comum é que o próprio pediatra que acompanha o bebê forneça o atestado à mãe, para que ela possa dar entrada na licença-amamentação junto ao RH da empresa.

Quem tem direito a 6 meses de licença maternidade?

Para ter direito ao benefício de 6 meses de licença, a empregada deverá pedir uma prorrogação desta até o final do primeiro mês após o parto ou adoção. Caso a empresa contratante seja participante do Programa Empresa Cidadã, como já mencionado, o tempo também pode se entender, de acordo com a Lei 11.770/08.

Quantos dias de licença amamentação?

O que é a Licença Amamentação – Sobre a Lei
Uma lei trabalhista foi criada para assegurar os benefícios de quem amamenta e principalmente de quem é amamentado. Pela lei CLT art. 396 diz que toda a mãe deve ter dois períodos de 30 minutos cada para amamentar o seu bebê até que ele complete seis meses de vida1.

Qual o valor do salário maternidade 2022?

R$1.212

Para seguradas especiais, o valor será de um salário-mínimo, que em 2022 foi de R$1.212. E para as demais seguradas, como contribuintes individuais ou facultativas, MEI ou desempregadas o auxílio maternidade será de 1/12 avos da soma das suas 12 últimas contribuições, em um período máximo de 15 anos.

O que mudou na licença-maternidade 2022?

Esse afastamento pode ocorrer até 28 dias antes do parto ou depois do nascimento da criança. Empregadas que trabalham em empresas inscritas no Programa Empresa Cidadã têm o benefício aumentado para 180 dias, desde que requeiram o benefício até o final do primeiro mês da licença após o parto.

Quantas parcelas são pagas no salário maternidade?

Em quantas parcelas é assegurado o salário maternidade? Em uma parcela única, no valor médio dos salários recebidos nos últimos 12 (doze) meses, contanto que esse média não seja inferior a um salário mínimo.

Como conseguir mais 60 dias de licença maternidade?

Para isso, a empresa deve ter aderido ao programa Empresa Cidadã, desenvolvido pelo Governo Federal. Nessa situação, o benefício pode ser prorrogado por mais 60 dias, resultando na licença-maternidade de 180 dias.

Como pedir 180 dias de Licença-maternidade?

Para que a empregada consiga a prorrogação da licença maternidade, deve solicitar até 01 (um) mês após o parto.

Como solicitar mais 60 dias de licença maternidade?

Para que seja concedida a prorrogação da licença maternidade por 60 (sessenta) dias às servidoras vinculadas ao Regime Geral de Previdência Social será necessário, em todos os casos, requerimento da servidora dirigido à Unidade de Recursos Humanos do respectivo órgão de lotação.

Quais os direitos após voltar da licença maternidade?

quais direitos a mãe tem quando volta da licençamaternidade? A mãe tem o direito de acompanhar os filhos em consultas médicas, a ampliação do período de licençamaternidade, da amamentação e aleitamento materno (duas pausas de meia hora) e auxílio-creche e pré-escolar.

Como fica o bebê quando a mãe volta a trabalhar?

Mudanças de comportamento
Se o bebê tiver entre seis meses e dois anos quando a mãe retornar ao trabalho, poderá apresentar “ansiedade da separação”. Os bebês menores geralmente não demonstram tanto incômodo, principalmente se os pais cuidarem para que a sua rotina não mude muito.

Pode emendar a licença maternidade com o atestado médico?

A empresa é obrigada a aceitar o atestado anterior a licença, o mesmo não poderá ser descontado da licença maternidade, pois deve-se seguir a regra de que no caso de atestado médico os primeiros 15 dias são de responsabilidade da empresa e após o 16º dia deverá ser encaminhado ao INSS.

Share.