Quanto a mim está correto?

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mimestão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Quanto a mim ou quanto a eu?

3) A regra fundamental nesse campo diz que o pronome eu é do caso reto, o que significa que serve para funcionar como sujeito. Enquanto isso, o pronome mim é do caso oblíquo, o que quer dizer que ele desempenha uma função sintática própria de um complemento (jamais de um sujeito).

É correto falar a mim?

4) Nas palavras de Laudelino Freire, “é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo”3.

Quanto a mim ou quanto a mim?

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

É errado falar pra mim?

Ela só pode ser exercida pelos pronomes pessoais retos, nunca pelos oblíquos, como é o caso do pronome mim. Errado: Há vários exercícios para mim fazer. Correto: Há vários exercícios para eu fazer. Nada de errado nessa construção.

Quando usar “para eu” e “para mim”? – Com Professor Noslen

15 questões relacionadas encontradas

Como usar para mim?

Para mim: quando exerce a função de objeto indireto na oração, sendo sempre precedido de uma preposição que, nesse caso, é o “para”: comprou para mim; escreveu para mim; etc. Para eu: exerce a função de sujeito da oração, sendo sempre acompanhado de um verbo no infinitivo: para eu comprar; para eu escrever; etc.

Quando usar o Mim exemplos?

Mim: pronome oblíquo tônico que exerce a função de objeto direto. Sempre vem acompanhado de preposição.

Veja os exemplos:
  1. Deixou o trabalho para eu fazer. CORRETO.
  2. Deixou o trabalho para mim fazer. …
  3. Nuno guardou o presente para eu ver. …
  4. Nuno guardou o presente para mim ver.

Tem a mim ou tem a mim?

A crase não deve ser empregada junto a pronomes pessoais. Os pronomes pessoais são aqueles que apontam para as pessoas do discurso ou a elas se referem. Eles podem ser pessoais do caso reto (eu, tu, ele e etc.) ou pessoais do caso oblíquo (me, te, o, lhe, mim, ti e etc.).

Quanto a esta tem crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Que nem a mim ou igual a mim?

Eu é usado com verbo. “Tem louça para mim?” >>> Mim não há verbo. Nesse contexto somente “nem eu” é correto, mas “nem a mim” também pode ser usado quando o sujeito não é você, ou seja, quando uma ação está sendo feita em relação a você, para você, em você, e não o contrário.

É correto dizer a mim me parece?

Trata-se, agora, de pleonasmo literário. A repetição do pronome oblíquo configura um pleonasmo de grande efeito comunicativo. Repare nestes exemplos, todos perfeitos: A MIM ME PARECE que o governo está querendo mais impostos. A NÓS NÃO NOS PARECE justo esse imposto.

Qual é o certo mim ou me?

Diferença entre me e mim

Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.

Qual é o correto é eu ou sou eu?

Assim, é incorreto usar eu, pronome do caso reto, como objeto da oração “isso é entre eu e ele”. … É a mesma lógica, por exemplo, da frase “Ele enviou o presente para mim”: no caso, o sujeito é ele, pronome pessoal do caso reto, e o complemento do objeto é mim, pronome pessoal oblíquo.

Qual é o certo de eu ou deu?

Dúvidas de Português

[Gramática] Forma derivada no passado do verbo dar, de oferecer algo a alguém sem pedir nada em troca: ele me deu um carro.

Quanto a moça tem crase?

Nessa frase, “a tarde” e “a moça” exercem a função de sujeito; e “as roupas”, a de objeto direto. Só se usa crase diante da palavra “casa” se estiver especificada ou se “casa” significar “prédio, construção”. A moça voltou a casa. – sem crase, pois “casa” não está especificada mesmo havendo a preposição “a”.

Quanto a sua ou quanto a sua?

A expressão “quanto a”, que significa “no que se refere a” ou “relativamente a” é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição “a”, o que a torna uma locução prepositiva. Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o “a” será craseado.

Quanto às demais tem crase?

– Ele não se referiu a esta doença, e sim à outra. – Ele não se referiu a estas doenças, e sim às demais. Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes.

Tem crase antes de sua?

O uso do acento da crase só é facultativo antes de pronomes possessivos femininos no singular (=minha, tua, sua, nossa, vossa). Se for masculino, não há crase: “Ele veio a ou ao meu apartamento”; “Estamos a ou ao seu dispor.”

Tem crase antes da palavra todas?

Na frase apresentada – Referi-me a todas as alunas –, há a preposição a, exigida pelo verbo referir-se, e o artigo as, que define o substantivo alunas, porém entre eles há o pronome todas, por isso não ocorre a crase.

Foi pra mim ou foi pra eu?

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. … Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Como é correto dizer?

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

Será se é ou será que é?

Deverá dizer-se será que, e nunca “será se”. Será que é uma expressão feita a partir da interjeição será com valor dubitativo (= talvez). Não se trata do verbo ser que introduz uma outra oração, mas, sim, de uma partícula de realce ou expletiva, que acentua a dúvida já presente na interrogativa.

Vai dar ou vai dá?

Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Faz mal ficar muito perto da TV?

Assistir TV de perto não faz mal aos olhos, porque os últimos aparelhos de TV introduzidos na década de 1990 não emitem mais radiação e, portanto, não prejudicam a visão.

Para que serve o crucifixo com halteres?

O principal objetivo de incluir o exercício de crucifixo no seu treino é fortalecer os músculos da parte superior do corpo. O exercício crucifixo alcança todas as áreas dos peitorais, mais especificamente as fibras esternais, que são aquelas que se ligam diretamente ao esterno.

Qual o correto chicote ou xicote?

substantivo masculino Instrumento formado de uma corda ou de uma correia de couro presa a um cabo, e que se usa para excitar ou conduzir certos animais. Azorrague, látego.

O que é a violência cultural?

Finalmente, a violência cultural define-se como qualquer aspecto ou elemento que, “[tocando] a esfera simbólica da nossa existência – exemplificados pela religião e ideologia, linguagem e arte, ciência empírica e lógica formal” (Galtung, 1990, p.

Qual temporada Rei Joffrey morre?

Nesse segundo grupo, encontra-se Jack Gleeson, que interpretou Joffrey Baratheon na série. O príncipe/rei Joffrey encontrou a morte na quarta temporada de Game of Thrones.

Qual o efeito do Gatorade no corpo?

Gatorade foi formulado para ajudar atletas a repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor e fornecer energia para os músculos, energia que se perde durante a prática de atividades físicas.

Quantos comprimidos tomar para tuberculose?

O esquema básico para tratamento da tuberculose faz uso combinado de até 4 fármacos (isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol) em um único comprimido, utilizado em uma única tomada diária, preferencialmente em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).