As guias de trabalho são utilizadas pelo filho de fé nos templos no momento dos trabalhos espirituais. Geralmente são guias recebidas durante o processo de iniciação do Orixá e tem a função de auxiliar a conexão do médium com as Entidades, bem como protege-lo durante os trabalhos.

O que não pode fazer usando guia de proteção?

Lembre-se de não coçar os olhos, o nariz ou levar as mãos à boca até poder higienizá-las bem. Encoste no menor número de objetos possível. Não fique manuseando produtos sem necessidade e evite pegar frutas e verduras nas mãos para escolher, por exemplo.

Quem usa guia?

Guia é o nome usado nas religiões afro-brasileiras para os colares usados pelos médiuns durante as sessões e giras e também utilizadas pelos filhos da casa representando os seus guias (Orixás), variando a cor conforme a Linha na qual o espírito atua, a considerar: Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda)

Quando não usar a guia?

Quando estou em eventos sociais com amigos devo usar a guia? Se for a guia de trabalho (caso de médiuns), não deve ser usada nestes locais. Por outro lado, para as guias de proteção, poderá ser utilizada como de costume. Não é aconselhável entregar a guia para outra pessoa cuidar enquanto faz alguma atividade.

Como a entidade escolhe o médium?

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se “candidatar” a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Pode usar colar com guia?

Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos).

Qual religião usa guia?

O fio de contas é fechado com Isiro ikasi (uma conta especial), que aqui no Brasil ficou conhecida como “firma”, justamente por fechar ou firmar o colar. Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso.

Como saber qual o santo que me protege?

Como descobrir meu Orixá de cabeça? – Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

Quem pode usar guia de proteção?

GUIAS DE TRABALHO E GUIAS DE PROTEÇÃO
Elas indicam os graus de iniciação que aquele filho de fé possui e também indicam os Guias que eles carregam. Já a guia de proteção é uma guia para uso diário, geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé.

Por que outras pessoas não podem tocar na sua guia?

O problema está no choque com a guia, que pode acabar gerando deformações permanentes nas pistas ou nas esferas, ocasionando barulho e, pior, se os rolamentos não forem substituídos, poderão travar a roda e causar um acidente.

O que fazer antes de colocar a guia de proteção?

Antes de começar a fazer sua guia de proteção, saiba qual o Orixá de seu signo e que cores deverá usar nas contas. Vale lembrar que estas são apenas indicações básicas de quais são os Orixás de cada signo observando-se aqueles que mais se destacam para cada um.

Qual a finalidade de uma guia?

Guias são os menus “Início”, “Inserir”, “Layout de página”, “Referências”, “Correspondências”, “Revisão” e “Exibição”. Servem para você navegar nos menus do Office com mais facilidade do que nas versões anteriores.

Qual é a função de uma guia?

.: Acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais interestaduais ou especializadas dentro do território nacional. .: Acompanhar ao exterior pessoas ou grupos organizados nos Brasil.

O que é cruzar a guia?

Na umbanda, o ato de cruzar uma imagem ou elemento é pegar algo que não é sagrado e torná-lo sagrado perante nossa religião. Esse ato quem faz é um Guia, usando seus elementos e magia necessária para qual for o objetivo.

O que significa cada cor de guia?

As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura.

O que não pode fazer na Umbanda?

A Umbanda NÃO faz trabalho de “amarração” ou similares; A Umbanda NÃO faz adivinhações, é dito apenas aquilo que NECESSITA ser dito, e com a permissão do plano espiritual; A Umbanda NÃO faz trabalhos financeiramente cobrados!

Quem pode usar fio de contas?

O brajá deve ser utilizado apenas por quem tem algum cargo dentro de uma casa espiritual, como o dirigente, Ogan, ou Ekedji. Em alguns fundamentos considera-se brajá também uma guia com vários fios (geralmente 7) e várias firmas, mas também só pode usar quem é Zelador (a), pois simboliza grande conhecimento.

Como me conectar com a minha entidade?

Abaixo, separamos cinco atitudes que podem lhe ajudar a cumprir essa missão.

  1. 1- Reconhecer seu papel no mundo. A reflexão da espiritualidade é o primeiro passo para encontrar seu próprio lugar no mundo. …
  2. 2- Ser grato. …
  3. 3- Praticar o perdão. …
  4. 4- Oração. …
  5. 5- Dialogar com Deus.

Como é incorporar pela primeira vez?

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Quem pode usar guia de aço?

Resumindo o uso de uma guia de aço, devidamente consagrada por um Guia Espiritual ou mesmo um sacerdote, transforma-se em um poderoso amuleto de proteção. Cuidados que devemos tomar com a Guia: Retirar quando for ter relações sexuais; Retirar quando for dormir; (Pode colocar embaixo do travesseiro).

Share.