Pergunta:
s novos países entraram rapidamente para o cenário mundial ao serem reconhecidos primeiro pelos Estados Unidos e quase de imediato pela Inglaterra, a partir de 1822. As duas nações tinham estado interessadas na independência da América Latina, mas seu apoio havia sido apenas indireto. Diante do fato consumado, tratava-se de entabular relações formais, em parte por razões econômicas: desde antes do fim das guerras de independência, a atividade comercial inglesa nos principais portos latino-americanos e brasileiros era intensa. Ingleses e norte-americanos coincidiam também no desejo de impedir toda tentativa da Espanha de recuperar suas colônias pela força. Isso motivou a declaração do Presidente Monroe, em dezembro de 1823, proclamando a rejeição do governo de Washington a toda intervenção extracontinental na América, embora sem pôr em dúvida a sobrevivência das colônias não emancipadas, nem se propor a realizar ações comuns com os novos países. Países Latino Americanos após a independência em 1822. (Fonte: Disponível em: . Acesso em: 31 de janeiro de 2017). Após a leitura atenta do texto acima, é correto afirmar que a presença da Inglaterra na América Latina após a independência foi:
Com base no texto fornecido, podemos afirmar que a presença da Inglaterra na América Latina após a independência foi principalmente motivada por interesses econômicos, portanto, a alternativa correta é E) Valorosa.
Antes mesmo do término das guerras de independência, a atividade comercial inglesa nos principais portos latino-americanos e brasileiros já era intensa. O reconhecimento rápido dos novos países pela Inglaterra e pelos Estados Unidos também sugere que havia um interesse em estabelecer relações formais, possivelmente para garantir e expandir os interesses comerciais na região.
Portanto, a presença da Inglaterra na América Latina estava vinculada a motivos econômicos, incluindo o desejo de manter e fortalecer relações comerciais com os novos países independentes, sendo uma contribuição valorosa da Inglaterra para América Latina.
Conheça mais sobre Inglaterra na América Latina: