Segundo a concepção de Elias (2001), o Estado Moderno absol

Resposta para a questão: Segundo a concepção de Elias (2001), o Estado Moderno absolutista surge da junção de interesses e da negociação entre o rei, a nobreza e a burguesia, caracterizando, portanto, uma divisão tripartida de instituições nas quais se baseia a estrutura política (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno). ​

Pergunta:

Segundo a concepção de Elias (2001), o Estado Moderno absolutista surge da junção de interesses e da negociação entre o rei, a nobreza e a burguesia, caracterizando, portanto, uma divisão tripartida de instituições nas quais se baseia a estrutura política (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno). ​

Respostas


A opção correta é a b, “I e IV, apenas”. A assertiva I aborda corretamente Luís XIV e sua centralização de poder. A assertiva IV está alinhada com a visão de Elias, destacando a colaboração entre o rei, nobreza e burguesia no Estado Moderno.

A Concepção de Elias e o Estado Moderno na França: Uma Análise Assertiva

  • Assertiva I: Luís XVI não reinou entre 1643-1715, mas sim Luís XIV. A afirmação sobre Luís XIV e a concentração de poder está correta.
  • Assertiva II: Reflete a unificação francesa e a ascensão da nobreza, alinhando-se com a concepção de Elias sobre a negociação entre o rei, nobreza e burguesia.
  • Assertiva III: Correta, pois destaca a importância da institucionalização da cobrança de impostos na formação do Estado Moderno.
  • Assertiva IV: Alinha-se à concepção de Elias, destacando a colaboração entre o rei, nobreza e burguesia no modelo de Estado Moderno.

Portanto, as assertivas I e IV são as corretas, justificando a escolha da opção b.

Aprenda mais sobre o Estado Moderno aqui: pergunta completa é a seguinte:

Segundo a concepção de Elias (2001), o Estado Moderno absolutista surge da junção de interesses e da negociação entre o rei, a nobreza e a burguesia, caracterizando, portanto, uma divisão tripartida de instituições nas quais se baseia a estrutura política (PIRES, Herculanum Ghirello. Humanismo, Renascimento e Estado Moderno). Sendo assim, sobre o nascimento do Estado Moderno, leia atentamente as assertivas abaixo:

I – Reinando entre 1643-1715, Luís XVI tornou-se o maior símbolo do absolutismo, com sua declaração emblemática: “O Estado sou eu!” e seu título honorífico de “Rei Sol”, qualificando-o como o líder supremo de sua nação. Ele colheu os frutos de um longo processo de acumulação de poder entre os senhores feudais iniciado por Luís IV e seus descendentes no século XII.

II – A unificação francesa implicou na monopolização da força e das decisões nas mãos de um seleto conjunto de nobres que formaram um conluio junto ao rei vigente, manipulando-o para que transferisse os territórios dos senhores feudais vencidos às suas posses – este grupo de poder e influência crescentes viria a se tornar o principal ramo da aristocracia local.

III – O momento da institucionalização da cobrança de impostos na França do século XIV foi de grande importância na formação do Estado Moderno, pois a partir dele o Estado passou a adquirir feições próprias, constituindo-se como instituição e obtendo recursos para gerir seus interesses, de modo a não depender mais de empréstimos para com senhores feudais.

IV – No modelo de Estado Moderno, o rei representa a centralização de poder político e a tomada de decisões em conjunto com os interesses da alta burguesia e da aristocracia, a nobreza representa a força militar, cujos exércitos ela cede ao rei em tempos de guerra, e a burguesia representa o aparato financeiro do Estado, financiando seus empreendimentos.

É correto o que se diz em: Escolha uma opção:

a. II e IV, apenas.

b. I e IV, apenas.

c. III, apenas.

d. III e IV, apenas.

e. I e II, apenas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

O que Brandão faz com as vítimas em Bom Dia, Verônica?

Em Bom Dia, Verônica, o policial militar e serial killer Brandão (Eduardo Moscovis) sequestra mulheres para matá-las. Antes disso, ele tortura as vítimas, perfurando-as e suspendendo seus corpos. Entre as pessoas que entram em sua mira está Janete (Camila Morgado), a própria mulher.

Para que serve o suco de melancia para o homem?

Dois novos estudos da Universidade da Flórida e da Universidade italiana de Foggia sugerem que o suco de melancia é tão bom para a circulação que pode reduzir a hipertensão e aliviar a disfunção erétil. Tudo por causa da citrulina, aminoácido que relaxa e dilata os vasos sanguíneos.

Qual fase o bebê só quer a mãe?

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

Como é a vida de um recém-nascido?

Os recém-nascidos ainda não brincam, mas gostam de explorar o mundo com seus olhos, ouvidos e corpos. Aproveite o momento para conversar com o seu bebê, quando ele estiver alerta. Seu bebê já conhece sua voz desde seu período no útero, então ouvir as vozes do seu pai e da sua mãe será reconfortante para ele.

Qual é a maior autoridade de um país?

Em termos políticos, o presidente da república é a autoridade máxima de uma nação, assim, é o grande responsável pela gestão de um país, e, no caso brasileiro, é o chefe do Executivo, um dos Três Poderes (com o Legislativo e o Judiciário).