Pergunta:
Segundo Luiz Carlos Travaglia (2011), em seu texto Gramática Ensino Plural, “um ensino de gramática pertinente para a vida e capaz de ter influência na qualidade de vida das pessoas [. ] será sem dúvida um ensino de gramática que desenvolva a competência comunicativa do falante, isto é, a capacidade de o falante usar cada vez mais recursos da língua e de forma adequada a cada situação de interação comunicativa”. Das propostas de exercícios a seguir, apresentadas a uma turma de 5º ano do ensino fundamental, qual delas está adequada a esse ensino de gramática defendido pelo autor?
De acordo com Luiz Carlos Travaglia, um ensino de gramática relevante para a vida deve focar no desenvolvimento da competência comunicativa, capacitando os alunos a utilizar eficientemente os recursos da língua em diversas situações de interação comunicativa.
Desenvolvimento da Competência Comunicativa: Uma Abordagem Relevante para o Ensino de Gramática
Sem as opções específicas de exercícios fornecidas, é difícil apontar qual seria a mais adequada. No entanto, com base na ideia de desenvolver a competência comunicativa do falante, um exercício que envolva a aplicação prática dos conceitos gramaticais em situações de comunicação real seria mais alinhado com a abordagem proposta por Luiz Carlos Travaglia.
Por exemplo, um exercício que estimule os alunos a criar diálogos ou pequenas histórias utilizando os conceitos gramaticais aprendidos, garantindo que esses conceitos sejam aplicados de maneira adequada às diferentes situações de interação comunicativa, estaria mais de acordo com a perspectiva de desenvolver a competência comunicativa.
#SPJ1