Pergunta:
sobre o que fala a música “Mucha Data” da cantora Cazzu
DasartesDASARTES 80 / MATÉRIA DE CAPAALPHONSE MUCHAALPHONSE MUCHA é o representante mais popular da Art Nouveau, porém pouco apreciado pela sua ambição como pintor dedicado à causa nacional do seu país de origem. Uma exposição no museu do luxemburgo, em Paris, propõe, redescobrir seus dois lados, para devolver a ele toda sua complexidade, artística, política e espiritual.31/01/2019Por Tomoko Sato
Alphonse Mucha é hoje um dos artistas tchecos mais famosos do mundo. Nascido em 1860 na região da Morávia, ganhou fama a partir de 1895, quando seu primeiro cartaz para a atriz Sarah Bernhardt passa a circular em Paris. Estabelece um estilo muito pessoal, o “estilo Mucha”, caracterizado por formas sinuosas, linhas orgânicas e uma gama sútil de tons pastel. Este estilo em breve representaria o movimento das artes decorativas emergente na época, o Art Nouveau. Quando a Feira Mundial de Paris abriu em 1900, Mucha já era uma figura chave do movimento, e quando foi pela primeira vez aos EUA em 1904, era descrito como “o maior artista decorativo do mundo”.
Ainda que os cartazes de seu período parisiense tivessem feito sua fama, Mucha é um artista versátil: pintor, escultor, fotógrafo, decorador e também um professor apreciado. Mas suas convicções políticas e humanistas o levaram a abandonar gradualmente a veia decorativa e se voltar para um grande projeto de pintura histórica, fazendo da arte um ato de militância política em prol dos eslavos e de sua independência. Seus últimos trabalhos, incluindo A Epopeia Eslava (1912-1926), um ciclo de vinte pinturas históricas monumentais, testemunham seu sonho de união entre todos os povos eslavos.
Explicação: