Pergunta:
Altos níveis de desenvolvimento da inteligência não implicam necessariamente altos níveis de desenvolvimento afetivo. A isso se dá o nome de assincronia, que significa que a pessoa com altas habilidades/superdotação: A. Frequentemente é mais imatura emocionalmente do que o estimado para a sua idade cronológica, então as suas reações emocionais são equivalentes às de crianças menores. B. Pode estar acima da média no acúmulo de conhecimentos, mas pode ter dificuldades em algumas situações de sua vida, pois tem uma sensibilidade bem mais aflorada. C. Quando tem uma capacidade cognitiva mais elevada do que a de seus pares, apresenta necessidades afetivas, sociais e emocionais iguais às de qualquer pessoa. D. Sempre será emocionalmente avançada em relação ao aspecto cognitivo. Ela permanentemente terá reações emocionais maduras em relação aos pares da mesma idade. E. Sem exceção apresentará assincronia, pois é uma característica que está presente em todos os indivíduos com altas habilidades/superdotação, já que é um grupo homogêneo. 1 de 5 perguntas.
A alternativa correta é a letra B. A sensibilidade emocional pode ser mais pronunciada, resultando em uma discrepância entre o desenvolvimento cognitivo e o emocional. Essa assincronia é uma característica comum em muitos indivíduos com altas habilidades/superdotação.
A assincronia, no contexto de altas habilidades/superdotação, refere-se à disparidade entre os diferentes aspectos do desenvolvimento de uma pessoa. Assim, uma pessoa com altas habilidades pode demonstrar um elevado nível cognitivo, acumulando conhecimento acima da média para sua idade cronológica, mas ao mesmo tempo pode apresentar desafios emocionais ou sociais.
#SPJ4