Você é um profissional de saúde que trabalha com pacientes

Resposta para a questão: Você é um profissional de saúde que trabalha com pacientes idosos. Recentemente, um de seus pacientes, um homem de 70 anos, perguntou sobre a relação entre hormônios e envelhecimento organismo humano. Para esclarecer suas dúvidas, você realiza pesquisas na internet em busca de informações relevantes, a fim de elaborar uma resposta adequada sobre o assunto em questão. Elaborado pelo professor, 2023. Considerando a relação entre hormônios e envelhecimento e as informações pertinentes encontradas, avalie as afirmações a seguir. ​

Pergunta:

Você é um profissional de saúde que trabalha com pacientes idosos. Recentemente, um de seus pacientes, um homem de 70 anos, perguntou sobre a relação entre hormônios e envelhecimento organismo humano. Para esclarecer suas dúvidas, você realiza pesquisas na internet em busca de informações relevantes, a fim de elaborar uma resposta adequada sobre o assunto em questão. Elaborado pelo professor, 2023. Considerando a relação entre hormônios e envelhecimento e as informações pertinentes encontradas, avalie as afirmações a seguir. ​

Respostas


A alternativa correta é a (5), III e IV. A relação entre hormônios e envelhecimento é complexa e ainda não é totalmente compreendida. No entanto, sabe-se que o declínio dos níveis de alguns hormônios é um dos fatores que contribuem para o processo de envelhecimento.

Os hormônios que mais se alteram com o envelhecimento são:

Hormônios sexuais: Os níveis de testosterona em homens e de estrogênio e progesterona em mulheres diminuem com a idade. Essa redução pode levar a uma série de alterações físicas e psicológicas, como diminuição da libido, perda da massa muscular, aumento da gordura corporal, osteoporose e depressão.

Hormônios tireoidianos: Os níveis de T3 e T4 diminuem com a idade. Essa redução pode levar a um aumento da fadiga, da lentidão mental e da perda de memória.

Hormônio do crescimento: Os níveis de GH diminuem com a idade. Essa redução pode levar a uma diminuição da massa muscular, do metabolismo e da força.

Outros hormônios também podem ser afetados pelo envelhecimento, como o hormônio do estresse (cortisol), o hormônio da tireoide (TSH) e o hormônio antidiurético (ADH).

Os efeitos do declínio dos níveis hormonais no envelhecimento podem ser atenuados por meio de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e um sono adequado.

#SPJ1

Pergunta completa:

Você é um profissional de saúde que trabalha com pacientes idosos. Recentemente, um de seus pacientes, um homem de 70 anos, perguntou sobre a relação entre hormônios e envelhecimento organismo humano. Para esclarecer suas dúvidas, você realiza pesquisas na internet em busca de informações relevantes, a fim de elaborar uma resposta adequada sobre o assunto em questão. Elaborado pelo professor, 2023. Considerando a relação entre hormônios e envelhecimento e as informações pertinentes encontradas, avalie as afirmações a seguir.​ I. A diabetes pode surgir devido ao aumento da produção da insulina pelo fígado, o que aumenta a entrada de glicose na célula, causando a hiperglicemia. II. O hormônio antidiurético (ADH) possui a mesma função em idosos e jovens, o que causa um aumento na produção de urina, por elevar a secreção de água e eletrólitos nos túbulos renais. III. O hormônio tireoidiano (TSH), produzido na tireoide, é o causador do hipotireoidismo, caso seja produzido em grande quantidade, alterando as funções metabólicas do organismo. IV. O hormônio do crescimento (GH) é produzido por toda a vida, mas não de forma regular. A secreção aumenta do nascimento até a primeira infância, aumentando significativamente na puberdade, sendo que a intensidade reduz para níveis mais baixos na senescência. É correto apenas o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: II. Alternativa 2: IV. Alternativa 3: I e II. Alternativa 4: II e III. Alternativa 5: III e IV.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Qual a melhor fruta para imunidade baixa?

As frutas cítricas são ricas em vitamina C e também fibras, estimulando a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo, o que ajuda a reforçar as defesas. Podemos destacar como frutas cítricas: laranja, limão, morango, kiwi, mexerica, etc.

O que causa a falta de concentração?

Quais as causas da dificuldade de concentração? Pode acontecer por causa de diferentes motivos, incluindo depressão, estresse, tensão, fadiga, sobrecarga de trabalho, problemas emocionais e pessoais, ansiedade e deficit de atenção, um quadro bastante recorrente na infância.

Qual o melhor remédio para acalmar os nervos?

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Pode fazer 2 refeições por dia?

Então, a ciência parece dizer que a maneira mais saudável de se alimentar ao longo do dia é fazer duas ou três refeições, com uma longa janela de jejum durante a noite, não comer muito cedo, nem muito tarde e consumir mais calorias no início do dia.