Menu

1. Retome as hipóteses levantadas no boxe O que vem a seguir e responda: a) A crise tratada no artigo

1. Retome as hipóteses levantadas no boxe O que vem a seguir e responda:a) A crise tratada no artigo é a mesma que você havia imaginado antes da leitura do texto? explique.
b) De que forma o posicionamento do articulista se relaciona com o título dado ao artigo de opinião?
2. No texto, além dos termos refugiados e migrantes, o articulista utiliza outras duas expressões para se referir a pessoas que estão nessas condições.
a) que expressões são essas?
b) qual das expressões indica explicitamente que a migração não é voluntária?
c) por que os refugiados se deslocam de forma não voluntária de seus países de origem?
3) A crise de refugiados foi considerada, por alguns, a maior crise humanitária desde a segunda guerra mundial, provocando alerta internacional.
a) Nos dois primeiros parágrafos do artigo de opinião, qual é o posicionamento do articulista sobre esse assunto?
b) Você concorda com o ponto de vista do articulista apresentado no início do texto?

1 Resposta
0

a- Podemos dizer que a crise citada no artigos, nos mostra o que o próprio enunciado diz e o que foi imaginado antes da leitura. Podemos explicar esse fato, pois o artigo fala como o mundo tem visto os refugiados e demonstra uma resposta global pela posição tomada pela ONU.

 

b- O articulista mostra uma visão crítica em relação ao tema do artigo. Vemos isso pelos seus posicionamentos ao citar a postura xenofóbica dos países.

 

2- a- As expressões utilizadas para definir os imigrantes pelo autor é "pessoas em movimento" e "pessoas deslocadas".

 

b-  A expressão mostra que a migração não é voluntária é a "pessoas deslocadas" mostra que as pessoas saíram a força, foram mexidas de onde habitavam por alguma razão.

 

c- O motivo dos deslocamentos de refugiados em sua maioria, são por motivos de guerra, baixa expectativa de vida, ditaduras, entre outros.

 

3-a- O posicionamento tomado pelo articulista é de indignação. O mesmo vê que o assunto é sério, e não tem sido tratado com repeito pelas autoridades.

 

b- Sim, concordo com a posição do articulista. Pois os imigrantes são pessoas assim como nós, e tem direito a uma vida de qualidade e com condições propicias ao bom desenvolvimento.