2. Leia dois parágrafos de um texto acadêmico da área de História, nos quals discutem algumas questões referentes ao trabalho no Brasil. Os anos 1930 e 40 podem ser considerados, na opinião de alguns autores (GOMES, 1992), como verdadeiramente revolucionários no que diz respeito ao tratamento da questão trabalhista no Brasil. Isso porque, nesse período, elaborou-se, além da legislação trabalhista, ama política de valorização do trabalho e de “reabilitação do papel e do lugar do trabalhador nacional. O estado varguista estruturou um discurso que construiu, nas palavras de Gomes (1992), um homem novo, ao associar trabalho e cidadania. Ser cida- dão passou a significar ser trabalhador, responsável pela expansão de sua riqueza individual e pelo desenvolvimento do país. Nesse momento o traba- lho desvincula-se da situação de pobreza, passando a ser um direito e um dever do homem, ou seja, um ato de realização e uma obrigação para com a sociedade e o Estado, É importante destacar o fato de que a maior parte da legislação trabalhista criada nesse período foi elaborada durante o período do governo provisório entre 1930 e 1934 - e que esse foi o momento em que o palco das discussões, elaboração e aprovação das leis se transferiu do Legislativo para o Executivo, visto que estavam suspensas as casas legislativas federal, estaduais e municipais, além dos canais políticos de representação partidária. Por esse motivo, esta é uma fase em que o governo legisla sem obstáculos, transformando o Poder Executivo no locus privilegiado para a criação de leis trabalhistas (GOMES, 1979, p. 215). VENANCIO, Giselle Martins. Oliveira Vianna entre o espelho e a máscara, Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. (Fragmento). -a) Segundo o texto, quais foram as principais mudanças no valor dado ao trabalho nas décadas de 1930 e 1940?
b) Com base no texto, o que caracterizou o governo provisório", liderado por Getúlio Vargas entre 1930 e 1934?
c) Nesse trecho, a autora embasa sua exposição nos estudos da cientista política Angela Maria de Castro Gomes. Descreva as diferentes formas como a referência à cientista é feita, justificando as variações.

d) O que explica o emprego de aspas na expressão reabilitação"?
e) Cite duas palavras ou expressões que poderiam substituir o advérbio"verdadei- ramente", mantendo seu sentido.
f} O uso desse advérbio sugere a firme convicção da autora em relação à qualifi- cação "revolucionários", atribuida aos anos 1930 e 1940? Justifique sua resposta.

g) Explique a função da expressão "ou seja, empregada no final do primeiro parágrafo:
h) Cs segmentos durante o período do governo provisório" e “sem obstáculos" expressam circunstâncias equivalentes àquelas traduzidas por advérbios. Quais são essas circunstâncias?