Atrás ou atras

O correto é atrás. Atrás se refere àquilo que ocorre numa posição posterior ou traseira, que vem depois, que vem antes, que ocorreu no passado.

A forma correta de escrever é atrás. A forma atras não existe e não deve ser usada.

Atrás

Atrás é um advérbio formado pela justaposição de a e trás. Trás, por sua vez, deriva do latim trans. O termo evoluiu para uma forma com a tônico e não nasal, sendo necessário o recurso ao acento agudo para demarcar estes traços, assim como ocorre nas seguintes palavras: gás, ás, aliás, ananás, etc.

Atrás é usado para se referir àquilo que ocorre numa posição posterior em relação a algo, na parte traseira de algo, que vem depois, que vem antes ou que ocorreu no passado.

Exemplos com atrás

  • Atrás da galinha, vinham os pintinhos.
  • Ele terminou a corrida atrás do atleta brasileiro.
  • Há muito tempo atrás, nós morávamos aqui.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Como é o perfume de mirra?

A fragrância é marcante e cheia de contrastes, esculpida por madeiras densas e sofisticadas com um mix de pimentas pretas.

O que dizer depois de ler o salmo?

Quando termina a leitura, diga-se “Palavra do Senhor”, ou “Palavra da Salvação” (no caso do Evangelho), no singular. Por quê? Porque é Cristo-Palavra que foi proclamado. Por isso, evite-se o ruído de dizer “Palavras do Senhor” ou “Palavras da Salvação” (no plural).

Quais os direitos da mãe que trabalha?

Em 2022, para ter direito ao salário-família, o trabalhador de carteira assinada, empregado doméstico ou trabalhador avulso deve receber o salário máximo de R$ 1.655,98. Para remuneração dentro dessa faixa, o trabalhador tem direito a cota de R$ 56,47 por filho enquadrado nos requisitos exigidos.

Qual é o dia de descanso para os judeus?

Shabat, também grafado como sabá ou sabat, é o nome dado ao dia de descanso semanal no judaísmo. Apesar de comumente ser dito como o sábado de cada semana, é observado a partir do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado.

Quais cursos usam a pedra verde?

Esmeralda (verde): Biomedicina; Bioquímica; Enfermagem; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Psicologia Clínica; Veterinária; Zootecnia; Fonoaudiologia.