Bissexto ou bisexto

O correto é bissexto. Bissexto se refere ao ano em que se adiciona um dia a mais no mês de fevereiro.

A forma correta de escrever é bissexto. A forma bisexto não existe e não deve ser usada.

Bissexto

Bissexto é um adjetivo derivado do latim bissextus. Analisando o seu étimo, é possível entender por que a palavra é escrita com o dígrafo ss. De todo modo, porém, sendo o fonema s pronunciado de forma sibilar (como em sapo, por exemplo) e estando entre duas vogais, devemos transcrevê-lo como o dígrafo ss. O mesmo ocorre nas seguintes palavras:

  • assobio, assalto, passar, passagem, possuir, massa, etc.

Um único s entre vogais é pronunciado com o som de z:

  • casar, peso, coisa, raso, brasileiro, presença, etc.

Bissexto se refere ao ano em que se adiciona um dia a mais no mês de fevereiro, para compensar o tempo que não é contado nos três anos antecedentes. No figurado, refere-se àquilo que ocorre muito esporadicamente, que é infrequente.

Exemplos com bissexto

  • Não sabia que esse ano era bissexto.
  • O ano bissexto dura mais que os anos normais.
  • Ele sempre foi um escritor bissexto.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Como puxar ficha criminal só pelo nome?

Para emitir o atestado basta acessar o site da Secretaria da Segurança Pública e escolher a opção “Serviços”. Clique no botão “Solicitar atestado” e preencha os dados. Após o preenchimento é gerado o resultado e também será fornecido um código de segurança.

Pode dar maçã Verde para porquinho-da-índia?

Não faz mal dar maçã para o porquinho-da-índia. De acordo com os especialistas da área técnica de animais silvestres e exóticos da Petz, o porquinho-da-índia pode comer maçã, e a fruta pode ser oferecida sem problemas, desde que sejam observados alguns cuidados importantes.

É fácil arrumar emprego Biomedicina?

Boa notícia para quem quer seguir pela área da Biomedicina: a carreira está muito bem no mercado e tem perspectivas de crescer ainda mais! Especialistas apostam que os ramos da Biomedicina ligados à busca pela cura das principais doenças e às questões de reprodução humana estarão em alta nos próximos anos.