Bissexto ou bisexto

O correto é bissexto. Bissexto se refere ao ano em que se adiciona um dia a mais no mês de fevereiro.

A forma correta de escrever é bissexto. A forma bisexto não existe e não deve ser usada.

Bissexto

Bissexto é um adjetivo derivado do latim bissextus. Analisando o seu étimo, é possível entender por que a palavra é escrita com o dígrafo ss. De todo modo, porém, sendo o fonema s pronunciado de forma sibilar (como em sapo, por exemplo) e estando entre duas vogais, devemos transcrevê-lo como o dígrafo ss. O mesmo ocorre nas seguintes palavras:

  • assobio, assalto, passar, passagem, possuir, massa, etc.

Um único s entre vogais é pronunciado com o som de z:

  • casar, peso, coisa, raso, brasileiro, presença, etc.

Bissexto se refere ao ano em que se adiciona um dia a mais no mês de fevereiro, para compensar o tempo que não é contado nos três anos antecedentes. No figurado, refere-se àquilo que ocorre muito esporadicamente, que é infrequente.

Exemplos com bissexto

  • Não sabia que esse ano era bissexto.
  • O ano bissexto dura mais que os anos normais.
  • Ele sempre foi um escritor bissexto.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

O que é a nefropatia diabética?

A nefropatia diabética corresponde a esclerose e fibrose glomerulares causadas por alterações metabólicas e hemodinâmicas do diabetes mellitus. Manifesta-se como albuminúria lentamente progressiva com agravamento da insuficiência renal e hipertensão.

Quem são os filhos de Taís Araújo e Lázaro Ramos?

Filho de Taís Araujo e Lázaro Ramos impressiona com semelhança com o pai. Taís Araujo foi vista em uma rara aparição com o filho, João Vicente, de 11 anos. O menino é o primogênito do relacionamento da atriz comLázaro Ramos . Além do menino, o casal também é pai de Maria Antonia, de 7 anos.

Qual é o melhor diurético natural?

Melancia, melão, abacaxi e pera são exemplos de frutas benéficas para quem quer desinchar, pois são ricas em potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água. Juntas, essas substâncias aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais.

Como era a tortura geladeira?

Na Geladeira, os presos ficavam pelados numa cela baixa e pequena, que os impedia de ficar de pé. Depois, os torturadores alternavam um sistema de refrigeração superfrio e um sistema de aquecimento que produzia calor insuportável, enquanto alto-falantes emitiam sons irritantes.