Comum ou comun

O correto é comum. Refere-se àquilo que é partilhado por muitos, ou que manifesta simplicidade, banalidade.

A forma correta de escrever é comum. A forma comun não existe e não deve ser usada.

Comum

Comum é um adjetivo derivado do latim communis. Refere-se àquilo que é partilhado por muitos, ou que manifesta simplicidade, banalidade, insignificância. É sinônimo de público, coletivo, normal, banal, etc.

No português, apenas a consoante m é usada como consoante nasal no fim das palavras: comum, algum, bom, ruim, viagem, alguém, etc. No caso de substantivos, adjetivos e outros termos variáveis em número, é comum que a forma plural seja escrita com n: comuns, alguns, bons, ruins, etc.

Exemplos com comum

  • Os governantes devem buscar o bem comum.
  • Esse vestido é muito comum para usar numa festa.
  • É comum lembrar-se dos amigos nessas datas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

O que Getúlio Vargas fez de bom para o povo?

Getúlio Vargas convoca a Assembleia em 1933, que, em 16 de julho de 1934, promulga a nova Constituição, trazendo novidades como o voto secreto, o ensino primário obrigatório, o voto feminino e diversas leis trabalhistas.

Como finalizar o discurso?

Contar histórias é sempre uma ótima maneira para encerrar a sua fala. Contar algo que resuma o seu tema e dê novos desmembramentos positivos para a sua abordagem costuma ser muito bem aceito pela plateia, pois prende a atenção das pessoas e dá ainda mais valor para o seu tema.

Qual a flor mais misteriosa do mundo?

Com aparência primitiva, a Protea tem muitas variedades, mas nenhuma delas é tão diferente quanto a Banksia. Ela cresce normalmente na Austrália, enquanto na América do Sul há mais de 329 espécies da família.