Doo ou dôo

O correto é doo. Doo corresponde aos verbos doar e doer conjugados na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo.

A forma correta de escrever é doo. A forma dôo não existe e não deve ser usada.

Doo

Doo corresponde aos verbos doar e doer conjugados na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu doo.

Até o Novo Acordo Ortográfico entrar em vigor no ano de 2009, doo e outras palavras com a terminação -oo eram escritas com um acento circunflexo sobre o primeiro o: dôo, vôo, enjôo, magôo, abençôo. O acordo aboliu o acento circunflexo de tais palavras, que agora são escritas da seguinte maneira: doo, voo, enjoo, magoo, abençoo.

Exemplos com doo (verbo doar)

  • Eu doo alimentos aos necessitados no Natal.
  • Eu doo parte do meu salário para este orfanato.

Exemplos com doo (verbo doer)

  • Eu doo de remorso ao lembrar desse fato.
  • Eu doo por dentro ao ver tragédias como essa.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Como saber se a água está a ferver?

É um método bem simples: é só observar o ponto de ebulição da água enquanto ela está esquentando, ficando de olho nas bolhas que se formam na água. Abaixo está um esquema bem prático de entender e que vai te ajudar. O que indica a temperatura são as bolhas que se formam na água enquanto ela está fervendo.

Qual era o time do Real Madrid 2000?

REAL MADRID: Casillas; Salgado, Hiero, Karembeu, Roberto Carlos, Redondo, Guti (Morientes), Geremi (McManaman), Raul, Anelka e Sávio. CORINTHIANS: Dida; Índio, João Carlos, Fábio Luciano, Kléber, Freddy Rincón, Vampeta (Edu), Ricardinho (Marcos Senna), Marcelinho Carioca, Edílson e Luizão (Dinei).