Durmo ou dormo

O correto é durmo. Durmo corresponde ao verbo dormir conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo.

A forma correta de escrever é durmo. A forma dormo não existe e não deve ser usada.

Durmo

Durmo corresponde ao verbo dormir conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu durmo. O verbo dormir é irregular naquelas formas em que há uma vogal a ou o após o radical. Nessas formas, a vogal o do radical é substituída pela vogal u:

  • eu durmo, que eu durma, que tu durmas, durma você, durmamos nós, durmam vocês, etc.

Exemplos com durmo

  • Eu durmo todos os dias a essa hora.
  • Eu durmo naquele quarto ali.
  • Eu não durmo enquanto ela não chegar.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Quanto ganha um soldado da Legião Estrangeira 2021?

Depois de 3 anos de serviço, os legionários têm direito a residência na França e à nacionalidade francesa. Outro grande incentivo é o salário: o vencimento inicial é de cerca de 1 mil euros (R$ 2,7 mil), podendo chegar a mais de R$ 3,7 mil no primeiro ano.

Como surgiram as manufatureiras?

As manufaturas surgiram durante a Revolução industrial. Eram pequenas oficinas já com produção em série, porém com trabalho praticamente manual. As fábricas ou indústrias tinham porte e mecanização muito maior. Atualmente não existe mais esta distinção, e o termo manufaturado é sinônimo de industrializado.

O que identifica um átomo e suas propriedades?

Mas o aspecto que marca essa classificação é o número atômico (Z), que é com o RG do átomo, o que identifica a qual elemento ele pertence. Esse valor pode variar entre Z=1 (Hidrogênio) e Z=118 (Oganessônio), além de poder ser chamado de Z=p.