Menu

INTERNET: PONTE OU MURO ENTRE AS PESSOAS?           A internet é um grande passo rumo aos avanços

INTERNET: PONTE OU MURO ENTRE AS PESSOAS?           A internet é um grande passo rumo aos avanços tecnológicos do século XXI. Ela é cada vez mais utilizada nos quatro cantos do mundo por pessoas que têm a intenção de se informar, manter contanto com os semelhantes e facilitar sua vida.
Para isso, utilizam e-mails, blogs, chats, msn, sites e relacionamento, entre outros meios de aproximação online. Muitos indivíduos já se conheceram pela internet; amigos, profissionais e estudantes com interesses em comum, e até mesmo casais. Mas até que ponto essa comunicação virtual é válida? Ela estreita os laços afetivos ou extingue?
     É evidente que o uso da internet, de certa forma, afastou os seres humanos no que diz respeito ao contato físico. Se antes telefonávamos e ouvíamos a voz do outro, hoje é mais prático e financeiramente mais em conta enviar um e-mail ou uma mensagem instantânea via msn, com direito até a um beijo virtual e a um aceno, caso os usuários façam uso de webcams. Cartas e telegramas também são quase lembranças do passado, bem como o carinho físico, o beijo e o abraço, que acabam, muitas vezes, ficando para trás, devido à comodidade do meio virtual e à falta de tempo.
           Contudo quantos filhos que estão distantes de seus pais se comunicam via internet? Quantos amigos se lembram de você, mandando e-mails animados, com belas mensagens? Quantas vezes seu namorado lhe envia um romântico “te amo” pelo msn, naqueles dias em que o encontro é quase impossível? Para manter contato e mostrar que lembramos de alguém, temos saudades, gostamos muito daquela pessoa, é que utilizamos a internet. Ela estreita laços afetivos e facilita nossas vidas, pois nem sempre é possível estar na companhia física daqueles que amamos.
         Que importância tem se o casal se conheceu na rede, trocou ideias, falou de sentimentos que, talvez ao vivo não tivesse coragem de expressar, e se apaixonou? Que diferença faz se encontramos uma amiga maravilhosa trocando scraps pelo Orkut? Se há empatia e um bom relacionamento, não será a distância que impedirá que uma relação exista. Além do mais, se nos comunicamos virtualmente com amigos que moram na nossa cidade, isso não dispensará que nos encontremos. Ao contrário, ajudará a fortalecer a amizade, que será mantida diariamente, afinal, enquanto estamos num escritório diante de um computador, não custa dar uma pausa e abrir a caixa de entrada de e-mails. Quem resiste? Além do mais, faz bem que se é amado e querido por aqueles que estão à nossa volta, e nem sempre estão presentes fisicamente.
       A internet veio para estreitar os laços afetivos e não para extingui-los, uma vez que a utilizamos para demonstrar nossos sentimentos por alguém. O importante é ter bom senso para utilizá-la, não extrapolando e passando horas diante do computador, pois não podemos fazer com que ela substitua o calor humano que cada um tem para oferecer.
Maura edin Pandolfo

QUESTÃO 1: Considerando o significado das palavras na dissertação, numere adequadamente: l

(1) semelhantes (parágrafo 1)   (     ) afinidade          (    ) fortalecer
(2) virtual (parágrafo 1)             (     ) eletrônica         (    ) alegria
(3) extingue (parágrafo 1)         (     ) exagerando      (    ) parecidos
(4) empatia (parágrafo 4)           (     ) elimina            (    ) extraviando
(5) estreitar (parágrafo 5) 
(6) extrapolando (parágrafo 5)

QUESTÃO 2: Com relação ao gênero e a sua estruturação, responda:
a) Qual é o gênero textual?



b) Qual é o tipo discursivo?



c) Qual é o domínio discursivo desse gênero?



d) Qual é a sua finalidade/função sócio comunicativa/para que serve/objetivo?



e) Quais são as principais características?





f)  Qual é o público-alvo desse texto?



QUESTÃO 3: Qual é a questão que a autora discute na situação – problema? (parágrafo 1)
QUESTÃO 4: Destaque os argumentos que a produtora usa para defender seu ponto de vista na discussão.
QUESTÃO 5: Na discussão, a autora apresenta pontos negativos acerca do uso da internet. Identifique-os.
QUESTÃO 6: Qual é a solução-avaliação proposta da dissertação escoLAR

QUESTÃO 7: Qual é o tempo verbal predominante na dissertação? Justifique com exemplos do texto.

1 Resposta
0

ghhgggh sidjd udhdvd sjsjsh e c d dia dos whej d d eudg db7r dbue dieve ebyen aí é w eu aí é eu aí é Jesus ogdy9hu